Início Carreira Engajamento ajuda a melhorar os resultados do colaborador e da empresa

Engajamento ajuda a melhorar os resultados do colaborador e da empresa

439
0
COMPARTILHAR

Você já ouviu falar de engajamento no trabalho? É quando os profissionais entendem a missão da empresa e contribuem para o sucesso da organização. Esse tipo de dedicação, porém, é uma via de mão dupla: para ter colaboradores mais motivados é necessário investir neles.

Saber como aumentar o engajamento pode se tornar um desafio. De acordo com o mentor de empresários, André Minucci, para as iniciativas darem certo precisam se adaptar à realidade da empresa e do coloborador.

“Quanto mais o colaborador estiver feliz na empresa, os seus resultados serão melhores. Por isso, é importante conhecer as necessidades do ambiente de trabalho e investir na capacitação profissional da sua equipe, com a ajuda dos treinamentos corporativos”, disse Minucci.

Qual é a importância do engajamento dos profissionais?

André Minucci comenta que as ações ajudam a melhorar o ambiente. “O profissional que se sente satisfeito no seu lugar de trabalho tende a permanecer na empresa e isso evita a rotatividade em uma determinada função. Além disso, o colaborador confia mais na empresa e vice-versa”, diz o mentor de empresários.

Outros resultados positivos que o engajamento proporciona ao ambiente de trabalho são:

  • Maior conexão mental e emocional com o trabalho;
  • Diminui o stress e a ansiedade;
  • Maior qualidade de vida pessoal;
  • Melhora a relação da empresa com o cliente;
  • Aumento nas vendas;
  • Aumento da qualidade do produto, entre outros.

O mentor de empresários também dá algumas dicas de ações para ajudar a concluir esse desafio. Veja abaixo.

Invista na imagem interna da empresa

Uma boa imagem interna da empresa também reflete na forma como ela é vista pelos clientes. Por isso, é importante investir em endomarketing. As ações ajudam no bom desenvolvimento do ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar e o fortalecimento da cultura da empresa.

“Quanto mais orgulho da empresa o colaborador tiver, mais se tornam defensores naturais do ambiente de trabalho. A ideia é tornar os colaboradores a principal ou uma das maiores propagandas da empresa”, explica Minucci.

Promova treinamentos em equipes

Segundo o Departamento de Pesquisa da empresa Stista, corporações, que diminuíram a quantidade de treinamentos, também notaram a redução no engajamento dos seus funcionários.

Minucci indica que os treinamentos sejam comentados com a equipe antes para aumentar a adesão. “Conforme eles têm consciência da importância do que será feito, há uma participação mais ativa. Além disso, é importante mostrar que o treinamento não é apenas para melhorar a empresa, mas também para a capacitação profissional”, explica o mentor.

Outra dica para o treinamento é trazer um tema relevante para toda a equipe e que mostre a melhoria em situações reais de trabalho. Caso contrário, corre o risco dos colaboradores acharem perda de tempo.

Dê autonomia a sua equipe

Dar mais autonomia para os funcionários é uma forma de mostrar confiança neles e nas suas habilidades. Quanto mais os profissionais estão engajados, atingir metas se torna uma atividade diária.

Reconhecer as habilidades da sua equipe

Outra alternativa que mantém o colaborador motivado é saber que o seu esforço será reconhecido. Promover feedback das capacidades do colaborador, elogios regulares e incentivos para aprimorar ainda mais a sua performance o ajudam a perceber que o seu trabalho está valendo a pena.

Ouvir a equipe

Além do feedback das qualidades do colaborador, é importante saber o que ele pensa da empresa. Para que a ideia dê certo é necessário um mecanismo que permita captar informações de forma segura.

“O colaborador pode se sentir mais envolvido com a empresa se suas opiniões contribuírem com o desenvolvimento da corporação”, comenta Minucci.

Os gerentes ou os líderes têm um papel importante nesse processo, pois são eles que conhecem cada colaborador e as suas necessidades profissionais. “É importante deixar claro quais pontos é possível ajudar e possíveis soluções para combater os problemas”, complementa o mentor.

“Depois dos feedbacks, você pode criar um relatório para indicar a satisfação dos colaboradores e identificar possíveis ações que podem ser realizadas”, conclui.

Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br.

Leia também Master Hotéis investe no bem-estar e crescimento profissional dos colaboradores