Início Artigos Do Taj Mahal até cidades históricas: lugares espirituais para conhecer na Índia

Do Taj Mahal até cidades históricas: lugares espirituais para conhecer na Índia

242
0
COMPARTILHAR

A Índia é um país do Sul da Ásia conhecido por sua geografia diversificada e cultura única, que carrega mais de cinco milênios de história. O lugar mais populoso do planeta conta com 1,428 bilhão de habitantes e costumes diferentes dos ocidentais, o que torna a experiência única ao imergir no lugar por meio de uma viagem.

Com extenso território geográfico, o país agrada todos os gostos e desejos, possibilitando assim que os turistas possam caminhar pelo Himalaia ou conhecer os estúdios de Bollywood, indústria cinematográfica que movimenta bilhões de dólares todo ano.

A empresária brasileira Isa Santini, nome à frente do Ateliê Beauty, spa conceito de luxo que busca revolucionar o mercado de estética nacional, realizou o sonho de conhecer a Índia durante um retiro espiritual e de rejuvenescimento. Apesar de viajar cinco vezes por ano em busca de novidades para o seu negócio, a empreendedora encontrou na viagem lições de vida que vão além de ideias para o trabalho.

“A Índia é um país que me desafiou e transformou, onde a beleza e o caos coexistem de maneira fascinante. Sou grata pela oportunidade de conhecer este lugar incrível e ter aprendido tanto. Me reconectei dessa forma com a natureza e com a minha espiritualidade, que será fonte poderosa de energia e disposição para enfrentar os desafios e incertezas da vida, com mais equilíbrio e clareza”, conta.

Pensando em ajudar os viajantes que têm o mesmo desejo ou sonho, Isa listou quatro lugares espirituais e imperdíveis para conhecer e aprender com a cultura indiana. Confira, abaixo, quais são eles:

Rishikesh – o berço do yoga

Do Taj Mahal até cidades históricas lugares espirituais para conhecer na Índia

Localizada aos pés do Himalaia, a cidade é a capital mundial do yoga e considerada um espaço sagrado, conhecida por ser onde os Beatles encontraram criatividade e inspiração durante a carreira. Para os praticantes de esportes, Rishikesh serve como base das trilhas pelas famosas cordilheiras da Ásia.

“Foi somente nessa cidade que descobri o verdadeiro yoga, que me ajudou a me tornar mais consciente das minhas emoções e me permitiram ter ainda mais consciência corporal. A vista de Rishikesh também é uma das coisas mais lindas que eu já vi, onde é possível admirar e aproveitar a natureza”, salienta.

Taj Mahal – uma das sete maravilhas do mundo moderno

Do Taj Mahal até cidades históricas lugares espirituais para conhecer na Índia

Situado na cidade de Agra, o monumento é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e  ficou conhecido como uma das maiores provas de amor do mundo. Isso porque ele foi construído a pedido de Shan Jahan, V Imperador Mongol na Índia, que buscava homenagear sua terceira e preferida esposa, Aryumand Banu Begam, que veio a falecer ao dar a luz ao 14º filho do casal.

“Apesar da dica parecer clichê, já que o monumento recebe milhões de turistas por ano, o Taj Mahal é um lugar que vai te deixar sem fôlego. É uma manifestação do poder transformador do amor e que fala dessa forma diretamente com o coração”, explica Isa.

Jaipur – sua cultura, história e moradores

Do Taj Mahal até cidades históricas lugares espirituais para conhecer na Índia

Capital e maior cidade do estado de Rajastão, na Índia, Jaipur é onde os turistas poderão vivenciar a verdadeira cultura indiana. É lá, inclusive, que se encontra o Palácio da Cidade, onde parte dele ainda serve como residência real. Jardins, museus e palácios contam a história local, assim como os moradores.

“Foi a partir da minha passagem em Jaipur que senti a sensação de pertencimento. Embora eu estivesse em um lugar completamente novo, me senti acolhida e em casa – como se eu estivesse cercado pela minha própria tribo. É um lugar encantador, que foge do comum e sempre estará no meu coração”, enfatiza Santini.

Ananda Spa – um dos melhores spas do mundo que fica sob as nuvens

Do Taj Mahal até cidades históricas lugares espirituais para conhecer na Índia

Nas alturas do Himalaia, fica o luxuoso Ananda Spa, localizado em uma encosta de floresta que fica há mais de 1.000 metros acima do nível do mar. Com 77 quartos e atendimento personalizado para cada hóspede, o resort adota as filosofias ayurvédica e holística em seus programas, com muito rigor por trás dos tratamentos, além de conversas filosóficas, conduzidas por estudiosos, em uma academia espiritual. Foi lá que Isa Santini realizou o Himalayan Rejuvenation Retreat.

“A vista abaixo da propriedade é coberta por uma névoa de nuvens, fazendo assim parecer que estamos além do céu. Os arredores são calmantes e o ar claro e fresco nos traz paz. Ananda é um hotel quase espiritual, que busca o equilíbrio na união do corpo, da mente e da alma. Durante o retreat, algumas práticas me ajudaram a me conectar comigo mesma de maneiras profundas e significativas”, comenta.

Além das dicas de lugares, Isa Santini conta o que não pode faltar na mala para se aventurar na Índia: “Se for durante o verão, principalmente no final de abril, não pode deixar de levar vestidos longos, sem decotes e arejados, além de uma pashmina – lenços de caxemira tecidos à mão – para cobrir áreas do corpo em respeito à cultura local. Sandálias confortáveis também são importantes já que se anda muito ao longo da viagem”, finaliza a empreendedora.

Leia também Uma viagem pelo mundo com cinco filmes