Início Hotéis Dessalinização da água e outras práticas reforçam cuidados ambientais na Rede Bristol

Dessalinização da água e outras práticas reforçam cuidados ambientais na Rede Bristol

34
0
COMPARTILHAR

Na semana em que se prioriza a consciência ambiental e a importância de cuidar da natureza e do planeta, a Rede Bristol Hotéis & Resorts destaca que suas boas práticas ligadas ao tema são vivenciadas na rede em seu dia a dia. A dessalinização da água é uma delas, que ocorre no Bristol Jangada Fortaleza Hotel (CE).

O método compreende a remoção do sal da água do mar por meio da filtração e, assim, obtém água potável de qualidade. Trata-se de uma forma inteligente de suprir uma eventual falta de água na cidade, mas também tem um apelo forte ao se falar em sustentabilidade. A dessalinização já é utilizada na Europa e no empreendimento de Fortaleza da Rede, ocorre há sete anos, com bastante sucesso.

Outra prática diferenciada ocorre no Bristol Portal do Iguaçu Hotel, em Curitiba (PR), é o uso do aquecedor automático a pellets. Ele queima biomassa sem fumaça, gerando uma economia de até 50% em relação ao aquecedor tradicional a gás.

O equipamento contribui com a sustentabilidade uma vez que emite taxas 22 vezes menores de CO2, se comparadas com o gás natural. Outros empreendimentos da Rede contam com placas solares para o uso de energia renovável e o reuso da água da chuva para finalidades não-potáveis. É o que acontece no Bristol Sabrina Hotel de Charme, em Joinville (SC).

A Rede Bristol Hotéis & Resorts vivencia as práticas ligadas à proteção do meio ambiente e conscientização sobre o uso dos recursos naturais há muitos anos.  “Há o princípio da função social da empresa no Direito, que considera que a empresa não é um ente que visa exclusivamente ao lucro, devendo contribuir positivamente para a sociedade. E na Bristol, mesmo antes do surgimento da ESG, sempre tivemos atenção com uma atuação humanizada e cuidadosa”, revela a diretora executiva da Rede Bristol, Elayne Alves.

Ela conta que o reforço para os hóspedes na prática de gestão ambiental do grupo vem na linha de amenities, que foi trocada justamente por ser totalmente biodegradável, vegana e livre de parabenos; além da campanha de economia de água, por meio do reuso dos enxovais, em consonância com as boas práticas da hotelaria mundial. Com a nova linha de amenities, a Rede contribui com a redução de danos ecológicos em 90% no que se refere ao descarte do plástico.

Vale destacar que todos os empreendimentos da rede possuem 100% de lâmpadas de LED e realizam coleta seletiva visando a reciclagem do lixo. Os empreendimentos também procuram usar materiais ecológicos, selecionando seus fornecedores pelas boas práticas.

Para Elayne, as práticas voltadas ao meio ambiente têm um papel crucial para a sociedade contemporânea, pois são elas que estabelecem o equilíbrio e a sinergia entre as pessoas e o meio ambiente e um equilíbrio entre as demandas da população com as necessidades do ecossistema. “Ainda tem muito para ser feito; a gente está no caminho”, diz a diretora.

Leia mais sobre outros hotéis no Brasil e no mundo