Início Cultural Construída no século 19, Casa de Taipa do Parque Burle Marx ganha...

Construída no século 19, Casa de Taipa do Parque Burle Marx ganha restauração

580
0
COMPARTILHAR

Datada do século XIX, a famosa Casa de Taipa do Parque Burle Marx é uma construção que remete ao ciclo de produção arquitetônico bandeirista. Construída a base de argila e cascalho, a estrutura preserva a história do período colonial paulista, mas está danificada.

Construída no século 19, Casa de Taipa do Parque Burle Marx ganha restauração

Por isso, o Parque Global, maior empreendimento imobiliário da América Latina, anunciou recentemente uma parceria com a Fundação Aron Birmann – administradora do Burle Marx – para restaurar o ícone arquitetônico, considerado um importante ponto de atração do parque. E, ainda, ficará responsável por melhorias nas trilhas do parque.

Cerca de dois quilômetros separam o Parque Global do Burle Marx. Desenvolvido pela Benx Incorporadora, do Grupo Bueno Netto, e pela Related Group, o bairro planejado ocupa um terreno de 218.000m² na Marginal Pinheiros.

A parceria é mais um projeto de valorização da área verde e de equipamentos culturais na região. Além de contar com espaços de cultura próprios e bastante área natural no Parque Global, o grupo Bueno Netto e a Related Group são alguns dos investidores do Parque Linear Bruno Covas.

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho da Fundação Aron Birmann ao lado do diretor-geral da Benx Incorporadora, Luciano Amaral, e Daniela Almada, diretora da Related Group.

Com a iniciativa, a Casa de Taipa deve assim assumir novas funções, abrigando ações ligadas à cultura e à educação. Além de eventos com número restrito de convidados, como cursos e pequenas exposições. O local deve receber também uma área expográfica para detalhamento do processo de construção de taipa de pilão e registro histórico do Parque Burle Marx, com mapas, plantas e imagens relacionadas ao trabalho realizado pelos arquitetos-paisagistas Rosa Kliass e Roberto Burle Marx.

Após uma série de avaliações e autorizações emitidas por órgãos de preservação em um processo que tramita desde 2017, o início das obras de restauração devem portanto começar em breve. A expectativa é entregar assim a Casa de Taipa revitalizada em 2023.

Leia também Conheça nova opção de passeio ao ar livre em São Paulo