Início Agências de Viagem e TMCs Como fazer um planejamento financeiro para 2021

Como fazer um planejamento financeiro para 2021

451
0
COMPARTILHAR

O ano de 2021 começou e com ele vieram certas preocupações, entre as mesmas, o planejamento financeiro encontra-se em destaque. Mediante a pandemia e incertezas econômicas, o ano de 2020 foi uma prova de fogo para muitas empresas, onde controlar os gastos, gerenciar o fluxo de caixa e ainda monitorar as despesas e investimentos foi extremamente desafiador.

Por isso, levantaremos uma questão: o seu planejamento financeiro de 2020 foi concretizado, mesmo diante de todos esses imprevistos?

Sabemos que toda e qualquer mudança pode ser intimidadora em um primeiro momento, mas também se torna uma excelente oportunidade para reorganizar as prioridades e possuir uma gestão muito mais efetiva.

Ter um fluxo de gestão de caixa eficaz e um controle financeiro eficiente, acaba influenciando na sua saúde empresarial como um todo, determinando o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento.

Por isso, podemos dizer que o futuro do seu negócio depende muito do seu planejamento empresarial.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

De acordo com Caio Lozasso, da Lozasso Consultoria, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de realizar o planejamento.

“Muitos empresários erram em alguns pontos básicos, como por exemplo acharem que os negócios, desde os pequenos até os de grande porte, não precisam de ajuda de uma consultoria. Montar um plano empresarial exige muito estudo de todos os fatores que envolvem desde desde o processo de compra até o pós atendimento ao cliente. Em um cenário pós pandêmico ter o melhor não será o suficiente, você precisa ser o melhor”.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento inicial e você conseguir um bom faturamento já em 2021.

Identifique padrões no seu orçamento

Ainda segundo Caio Lozasso, com um levantamento de anos de faturamento da empresa e análises atuais do mercado, é possível ter uma previsão de quanto poderá ser o seu orçamento e também as suas estimativas de vendas.Caio ainda reforça o fato de uma previsão não ser uma certeza absoluta, porem se permite ter uma tomada muito mais assertiva sobre as questões gerenciais mais importantes da sua empresa.

Controle o seu fluxo de caixa

Ter um controle de fluxo de caixa é primordial para qualquer empreendimento bem sucedido e estruturado.

De acordo com o Sebrae, de uma forma mais simplificada, o fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que mostra, detalhadamente, os valores que entram e saem de uma empresa e seu cálculo é feito a partir dos saldos existentes em contas bancárias e dinheiro disponível na empresa.

“Ter o controle do fluxo de caixa acaba se tornando essencial porque é através dele que se é possível avaliar a saúde financeira da sua empresa, tanto nos pontos negativos quanto nos pontos positivos, sendo assim possível ter uma percepção maior de quais podem ser suas expectativas referentes ao seu empreendimento”, explica Caio.

Tenha em mente (e no papel) os possíveis cenários econômicos

Um bom planejamento também pode auxiliar para prever o cenário econômico! Claro, ninguém pode prever uma pandemia, mas trabalhar com possibilidades te deixa mais preparado, minimizando riscos empresariais e podendo até evitar uma possível falência.

Sendo assim, Caio indica trabalhar com 3 cenários para o seu planejamento financeiro: pessimista, otimista e realista.

Com os próprios nomes já sugerem, esses cenários são previsões de mercado para você conseguir ter uma análise mais estratégica e assim, conseguir obter o melhor de cada um deles. Não deixe de medir os seus resultados no planejamento financeiro empresarial.

E agora uma das partes mais importantes do planejamento: o resultado. De nada vai adiantar estudar mercado, fazer projeções e fazer um monitoramento constante se você por fim acabar não medindo os seus resultados, pois eles vão pautar as suas próximas decisões gerenciais.

Conte com especialistas para te ajudar

E a última, mas não menos importante, é contar com a ajuda de um especialista. ‘

“Fazer um planejamento efetivo pode ser bem mais desafiador do que a maioria pensa. Por isso, contar com especialistas que entendem do seu mercado e também da parte financeira das empresas se torna uma ferramenta extremamente importante para você ter ainda mais assertividade”, conta Caio.

Leia também Como se preparar para o modelo híbrido de trabalho

Deixe uma resposta