Início Cultural Centro histórico de São Paulo torna-se o primeiro distrito turístico urbano no...

Centro histórico de São Paulo torna-se o primeiro distrito turístico urbano no Brasil

94
0
COMPARTILHAR

O Centro Histórico da cidade de São Paulo, região conhecida como centro velho, ganhará novos ares. Foi anunciado, no dia do 470º aniversário do município, o primeiro distrito turístico urbano do Brasil, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico sustentável, com investimentos públicos e privados, gerando benefícios econômicos, fiscais e de crédito para aumentar assim o fluxo de turistas.

Centro histórico de São Paulo torna-se o primeiro distrito turístico urbano no Brasil

O Distrito Turístico Urbano Centro é parte de um conjunto de iniciativas de fomento à requalificação da área central da cidade, com linhas de crédito de R$ 200 milhões pela Desenvolve SP para empreendedores que atuem ou queiram abrir negócios na região.

O Centro Histórico é uma área territorial demarcada e contempla mais de 50 atrativos turísticos, 60 estabelecimentos gastronômicos, 76 meios de hospedagem e mais de uma centena de opções de compra e entretenimento. Entre eles, o famoso Triângulo Histórico de São Paulo, incluindo o Largo São Bento e o Pátio do Colégio, ruas comerciais temáticas, como a 25 de Março, a São João, a Ipiranga, a General Osório, a Santa Ifigênia e a São Caetano, e locais turísticos tombados, como o Mercado Municipal e o Vale do Anhangabaú.

Entre as iniciativas previstas no projeto, estão ações de requalificação pela Prefeitura de São Paulo, como a abertura de um chamamento público voltado a projetos de transporte público urbano em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT); regulamentação da Lei do Triângulo e Quadrilátero para incentivos fiscais, como a isenção parcial do Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana (IPTU) e a redução de Imposto sobre Serviços (ISS) de obras e entrega de unidades habitacionais.

Centro histórico de São Paulo torna-se o primeiro distrito turístico urbano no Brasil

“São ações em parceria que ganham força porque Governo do Estado e Prefeitura trabalham na mesma direção”, disse o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A intenção é que o distrito promova condições favoráveis para a criação de um território seguro e sustentável a partir de corredores turísticos, fachadas ativas, novas habitações e postos de trabalho, beneficiando dessa forma a população e os visitantes, além do fortalecimento de empreendimentos já existentes.

“O distrito atua a partir da cooperação entre Governo, Prefeitura, sociedade civil e iniciativa privada, revitalizando o patrimônio, aumentando assim a oferta de moradia, hospedagem e segurança”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O anúncio, ocorrido em 25 de janeiro, contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, de sete secretários de Estado, deputados e vereadores, comerciantes e empreendedores locais, assim como de representantes da sociedade civil. Durante o evento, foi inaugurado o edifício sede dos corpos artísticos da Fundação Theatro Municipal, na Praça das Artes, e entregue as chaves simbólicas para moradores do novo conjunto habitacional “João Octaviano Machado Neto”.

Centro histórico de São Paulo torna-se o primeiro distrito turístico urbano no Brasil

O distrito turístico do Centro Histórico de São Paulo é o quinto criado no Estado – os demais são Olímpia, Serra Azul (com áreas de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo), Iguape e Andradina -, mas o primeiro urbano. Foi proposto, oficialmente, em 2023, pelo Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, ligado à prefeitura do município, por meio de uma carta de intenções e seus contornos foram desenhados após um amplo estudo do contexto turístico da região. Uma consulta pública debateu a viabilidade do novo modelo de governança, com seus desafios e oportunidades, a partir de fóruns realizados com a população. As atividades terão início após a composição do Conselho Gestor do Distrito Turístico.

Leia também Conheça o melhor de São Paulo se hospedando no bairro do Paraíso