Início Destaque Búzios sedia brasileiro de veleiros de oceano na Semana Santa

Búzios sedia brasileiro de veleiros de oceano na Semana Santa

170
0
COMPARTILHAR

Uma das melhores e mais desafiadoras raias do país, Búzios receberá, de 18 a 21 de abril, o Campeonato Brasileiro de Veleiros de Oceano. Os principais barcos e velejadores nacionais estarão na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, para a competição. Ela acontece na mesma semana da tradicional Búzios Sailing Week (BSW).

As inscrições estão abertas para barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate). Elas podem ser feitas no site da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO). A entidade organiza o evento ao lado da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Bem disseminada pelo Brasil, a vela de oceano ganhou um impulso adicional no ano passado. A World Sailing (Federação Internacional de Vela) confirmou que, a partir dos Jogos de Paris 2024, uma classe oceânica será incorporada ao programa olímpico. Resta saber qual será a embarcação escolhida.

“A vela oceânica tem uma grande tradição no Brasil e no mundo. Por outro lado, o futuro do nosso esporte passa pelas classes de oceano. Assim, o Campeonato Brasileiro é uma competição estratégica. E muito importante para o desenvolvimento da modalidade”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

O campeonato brasileiro de veleiros de oceano acontece em Búzios em abril

O Campeonato Brasileiro de Veleiros de Oceano já conta com mais de 200 inscritos

A um mês do evento, o Brasileiro de Veleiros de Oceano já conta com 22 barcos e 182 inscritos do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O campeonato tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê. A estrutura do evento será centralizada no Hotel Aretê-Buzios, com o apoio da BR Marinas, Ipanema Ventures e Iate Clube Armação de Búzios (Icab).

“Nessa época, tradicionalmente tem sido realizada a consagrada Búzios Sailing Week, organizada pelo Iate Clube Armação de Búzios. A instituição nos apoiou integrando a data e estabelecendo uma sinergia com a ABVO. Em outras palavras, queremos preservar e estimular a BSW. E, ao mesmo tempo, realizar o Campeonato Brasileiro de Oceano. Como produto concreto dessa sinergia, uma das regatas da série deverá terminar nas proximidades do Icab. Ao final, haverá uma confraternização dos velejadores no clube”, destacou o comodoro da ABVO, Almirante Adalberto Casaes.

Deixe uma resposta