Início Governos Brasil e Arábia Saudita se reúnem para desenvolvimento de novas parcerias no...

Brasil e Arábia Saudita se reúnem para desenvolvimento de novas parcerias no turismo

79
0
COMPARTILHAR

O Brasil e a Arábia Saudita estão estreitando as parcerias no campo do Turismo. Durante a 2ª Conferência Internacional sobre Resiliência do Turismo e Gestão de Crises, realizada em fevereiro, a secretária executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, se reuniu com o vice-ministro do Turismo da Arábia Saudita, Sultan M. Al Musallam. Eles trataram sobre temas como a conectividade entre os dois países e o compartilhamento da experiência brasileira no turismo costeiro.

Na reunião bilateral, a Arábia Saudita reforçou a intenção de criar uma rota direta com o Brasil, por meio da Saudi Air. No momento, estão em produção, por parte do governo saudita, estudos preliminares. Eles irão definir quais serão os destinos contemplados por essas rotas para, assim, avançar na proposta que aumentará a conectividade entre as duas nações.

Outro ponto destacado foi o aproveitamento da experiência brasileira na exploração sustentável da sua costa marítima. Assim, o Brasil poderá auxiliar o país árabe, banhado pelo Mar Vermelho, no desenvolvimento do turismo litorâneo. Utilizando-se da prática bem-sucedida no Brasil, a Arábia Saudita convidou técnicos brasileiros a participarem e auxiliarem no desenvolvimento da costa saudita, como um destino de Sol e Praia.

A secretária Ana Carla Lopes está entusiasmada com a parceria. “Tivemos essa conversa inicial que se mostrou bastante promissora. A Arábia Saudita é um grande emissor no mercado turístico. E o Brasil é um destino perfeito para receber esses visitantes. Podemos trabalhar juntos, construindo uma troca que irá trazer portanto benefícios para os dois países”, destacou.

A Arábia Saudita convidou, ainda, representantes do Brasil para conhecerem o escritório regional ONU Turismo no Oriente Médio. O vice-ministro do Turismo do país, Sultan M. Al Musallam, se colocou à disposição para auxiliar o Brasil no melhor desenvolvimento do escritório regional para as Américas e Caribe recém-criado na cidade do Rio de Janeiro.

O representante saudita também parabenizou o Brasil pela liderança da Cúpula de Líderes do G20. O encontro está agendado para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença de líderes dos 19 países-membros da União Africana e da União Europeia. O país se colocou à disposição para cooperar e auxiliar no que for necessário considerando a recente experiência que eles tiveram à frente do G20, em 2020.

Leia também MTur assina acordos para projetos de afroturismo