Início Internacionais Algumas curiosidades sobre o Mar Morto

Algumas curiosidades sobre o Mar Morto

109
0
COMPARTILHAR

Localizado no Oriente Médio e alimentado pelo rio Jordão, o Mar Morto é um dos principais atrativos da Jordânia. É muito famoso por seus benefícios que ele traz para a região. Descubra agora algumas curiosidades sobre uma das paisagens mais espetaculares do mundo.

O ponto mais baixo da Terra

O Mar Morto está localizado a mais de 400 metros abaixo do nível do mar. É, portanto, o local mais baixo da Terra.

Água extremamente salgada

A principal atração do Mar Morto é sua água morna, calmante e extremamente salgada. Ela é cerca de dez vezes mais salobra que a água do mar. O alto nível de salinidade, 31,5%, torna praticamente impossível afundar em suas águas, o que garante flutuabilidade.

O Mar Morto é um lago, apesar do nome, que se estende por 50 quilómetros entre as fronteiras de Israel/Palestina e a Jordânia

Filtro natural

O Mar Morto é o lugar mais seguro do mundo para se bronzear. O vapor que sobe da superfície do mar atua como um filtro natural para proteção dos raios UVB, potencialmente prejudiciais à saúde.

Abastece a indústria

As águas do rio Jordão que atingem o Mar Morto são bloqueadas pela terra e não têm para onde correr. Elas evaporam, deixando para trás um denso e rico coquetel de sais e minerais que abastecem a indústria, agricultura e medicina.

Turismo de beleza e saúde

A costa leste jordaniana do Mar Morto desenvolveu-se com o turismo de tratamento de beleza e saúde. Uma série de spas e hotéis se alinha na costa e atrai visitantes de todo o mundo. Laboratórios produzem uma variedade de xampus, sais de banho, hidratantes, removedores de maquiagem, tônicos de pele, dentre outros produtos.

Aqaba, na Jordânia

Rico em sais

A água desse importante mar é rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo, responsáveis, dentre outros benefícios, por desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele, reduzir inchaço, relaxamento muscular e regular o equilíbrio de água do corpo.

Rico em oxigênio

Devido à alta pressão barométrica, o ar ao redor do Mar Morto é cerca de 8% mais rico em oxigênio do que o nível do mar. Esse ar seco, rico e livre de ácaros faz desta área um refúgio para as pessoas com problemas de insuficiência respiratória.

Tratamentos no Mar Morto

Os benefícios terapêuticos do Mar Morto são conhecidos pelo ser humano há pelo menos dois mil anos. Uma combinação única das condições climáticas e elementos têm sido comprovadas como extremamente benéficas. O ambiente facilita tratamentos naturais para doenças crônicas, problemas dermatológicos e condições respiratórias.

Benefícios da lama

A lama do Mar Morto, ou pelloid, é rica em minerais de sedimentos aluviais enriquecida com componentes de sulfeto. Ela mantém bem o calor e pode ser espalhada sobre o corpo para limpar a pele e aliviar dores reumáticas ou ocasionadas por artrites. É possível encontrar uma variedade de máscaras faciais da lama em estabelecimentos em toda a Jordânia ou on-line.

Espiritualidade

A área ao redor do Mar Morto também tem um significado espiritual para os judeus e cristãos. Acredita-se que este é o lugar onde Deus em primeiro lugar falou com o homem. É a Terra Santa onde Deus deu os seus Dez Mandamentos a Moisés. Onde Jó sofreu e foi recompensado por sua fé. Jesus foi batizado por João e local que Jacó lutou com o anjo de Deus. No livro de Gênesis, Deus refere-se ao Vale do Rio Jordão ao redor do Mar Morto, como o “Jardim do Senhor”. Acredita-se ser o local do Jardim do Éden.

Jordânia combina lazer, aventura e bem-estar

Jerash antiga. ruínas da cidade greco-romana

Jordânia é uma terra rica em história, oferece sol oito meses por ano. Além de atrações culturais únicas, como Petra e Jerash, impressionantes ambientes naturais que são facilmente acessíveis e praticamente desconhecidos da indústria do turismo.

Com a plena compreensão de que os destinos de férias de hoje devem ser mais diversificados, a Jordânia iniciou vários projetos que apresentam uma combinação de lazer, aventura e bem-estar, de modo a garantir que o viajante desfrute de uma única e inesquecível experiência.

O Wadi Rum é um deserto de 720 km² todo ele formado por areia e montanhas de granito e arenito vermelhos

Da antiga cidade nabateia de Petra, às maravilhas do Mar Morto e de Wadi Rum até os renomados hotéis, centros comerciais e galerias de arte moderna de Amã, a Jordânia é verdadeiramente uma nação rica em história e cultura.

Leia também Abril é Ano Novo na Tailândia

Deixe uma resposta