Início Carreira Além do óbvio: conheça alguns países para fazer intercâmbio que estão fora...

Além do óbvio: conheça alguns países para fazer intercâmbio que estão fora do eixo comum

204
0
COMPARTILHAR

Quando se trata de intercâmbio, muitos estudantes buscam os destinos mais tradicionais e populares. Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália são os mais escolhidos. No entanto, um número crescente de jovens aventureiros está ampliando seus horizontes e optando por países fora do óbvio para enriquecer sua experiência de intercâmbio. África do Sul, Malta, México e Argentina emergem assim como destinos alternativos que oferecem uma infinidade de oportunidades para quem busca aprendizado de uma nova língua, imersão cultural e trabalho.

Além do óbvio conheça alguns países para fazer intercâmbio que estão fora do eixo comum

Em sua maioria, os destinos mais procurados por intercambistas acabam concentrando grande parte dos brasileiros. Por isso, a escolha de lugares considerados “fora do comum” pode ser uma boa alternativa. Principalmente, para quem deseja aprimorar a língua e conhecer a cultura de locais diferentes. Além disso, esses destinos alternativos oferecem uma perspectiva única sobre o mundo e proporcionam aos estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes de maneira significativa.

“Além de uma educação de qualidade, esses países oferecem uma riqueza de experiências culturais e aventuras que moldarão a vida dos intercambistas de maneira inesquecível. Outro ponto interessante é que escolher um país fora do óbvio pode ser uma boa oportunidade para economizar, já que o custo pode ser mais baixo do que a escolha por destinos mais populares, por exemplo”, avalia Basilio Carvalho, diretor da wta Intercâmbio.

Para fugir do óbvio

Alguns destinos alternativos para intercâmbio proporcionam uma oportunidade única de explorar o mundo de maneira profunda e significativa. Os estudantes que optam por esses países têm a chance de vivenciar a diversidade cultural e aprender novos idiomas. Além de mergulhar em paisagens espetaculares e construir assim memórias que durarão a vida toda. “De forma geral, fazer o intercâmbio é a chance de construir uma carreira acadêmica no exterior e ter um certificado internacional no currículo”, destaca Carvalho.

África do Sul: diversidade cultural

Além do óbvio conheça alguns países para fazer intercâmbio que estão fora do eixo comum

Com a volta da demanda por voos diretos partindo do Brasil, a África do Sul vem ganhando destaque como um destino de intercâmbio em decorrência da diversidade cultural, paisagens e programas acadêmicos de alta qualidade, o que a torna um dos destinos mais ricos em diversidade cultural do mundo.

Os brasileiros que optam por estudar neste país têm a oportunidade de mergulhar em uma experiência multicultural, além de poderem apreciar paisagens exuberantes que vão de safáris a praias deslumbrantes e cidades vibrantes.

Malta: beleza no Mediterrâneo

Além do óbvio conheça alguns países para fazer intercâmbio que estão fora do eixo comum

Malta, com suas praias de águas cristalinas, arquitetura histórica e atmosfera mediterrânea encantadora, é um destino de intercâmbio único que vem atraindo estudantes de todo o mundo. Embora pequeno no tamanho, Malta oferece uma atmosfera multicultural e uma grande variedade de escolas de idiomas que certamente são ótimas para aprender ou aprimorar o inglês, já que é um dos idiomas oficiais do país.

México: encanto na América Latina

Tesouro escondido para estudantes que desejam se aprofundar na cultura latina e aprender espanhol, o México é uma das escolhas fora do óbvio para quem quer fazer intercâmbio na América Latina. A rica herança histórica e artística, juntamente com sua deliciosa culinária, tornam-no um lugar único para estudar. Além disso, a imersão na língua espanhola é uma oportunidade valiosa para estudantes que buscam fluência no idioma.

Argentina: além do tango

Conhecida por sua paixão pelo tango, futebol e carne, a Argentina também oferece uma educação de alta qualidade para quem quer aprimorar o espanhol. Os estudantes que escolhem a Argentina para o intercâmbio têm a oportunidade de explorar a cultura rica e diversificada do país enquanto cursam programas acadêmicos de excelência.

“Esses destinos alternativos para intercâmbio oferecem uma perspectiva única sobre o mundo e proporcionam aos estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes de maneira significativa. Além de uma educação de qualidade, esses países oferecem uma riqueza de experiências culturais e aventuras que moldarão a vida dos intercambistas de maneira inesquecível”, finaliza Basilio Carvalho, diretor da wta Intercâmbio.

Mercado em alta

Estudar fora é um investimento e uma decisão importante que vai impactar diretamente a carreira, a vida e as finanças do estudante. Dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) revelam que o mercado brasileiro de educação internacional registrou um crescimento de 18% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019, consolidando o envio de mais de 455 mil estudantes ao exterior.

Ainda de acordo com o estudo, fazer o intercâmbio está nos planos de 75% dos estudantes brasileiros; o principal objetivo para a realização dessa experiência é a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, representando 45% das motivações. Em seguida, o interesse em investir no idioma representa 29%, enquanto vivenciar a experiência internacional que combina estudo, trabalho e turismo representam 10%.

Leia também Intercâmbio de forma segura na América Latina: veja 3 países