Início Artigos A nova era do profissional de eventos

A nova era do profissional de eventos

542
0
COMPARTILHAR

A onda digital que estamos vivenciando trouxe uma nova era para o profissional de eventos, afinal, todos tiveram que se reinventar em um mercado onde já trabalhavam há anos. A pandemia foi um divisor de águas para muitas carreiras, entretanto o profissional de eventos foi um dos que mais foram impactados por essa grande transformação.

Antes da pandemia, já existiam eventos on-line, porém, não havia tanta demanda como há atualmente. As empresas realizavam a grande maioria de seus encontros, convenções e feiras no formato presencial. Os produtores de eventos precisavam lidar com muitos fornecedores, distribuidores e equipes gigantescas de funcionários.

Em meio a tudo isso, eles tinham ainda que cuidar de todos os pontos do evento e ter a certeza de que tudo estava muito bem alinhado: as necessidades da equipe, dos proprietários do evento, dos fornecedores e dos participantes. Ou seja, o produtor precisava estar atento a tudo, o tempo todo, e precisar se relacionar bem com todas essas esferas do trabalho.

Entre as habilidades que esse profissional necessitava contar era  a sociabilidade, boa comunicação, saber trabalhar em equipe, facilidade para negociar com fornecedores, clientes, patrocinadores e palestrantes, além de ser organizado, criativo e flexível.

Porém, com toda a transformação no mercado, que aconteceu de forma mais acelerada nos últimos dois anos, novas habilidades passam a ser requisitadas para quem coordena eventos hoje em dia. Um exemplo disso são os modelos híbridos que trazem de forma simultânea o digital e o presencial em uma só produção. Esse formato requer mais atenção na preparação, uma vez que exige conhecimento técnico dos dois modelos.

Além disso, é preciso que os dois tipos de participantes tenham acesso aos mesmos conteúdos e com experiências diferentes, porém, proporcionais. Isso significa que não se deve tentar reproduzir as experiências do presencial no formato on-line. É necessário pensar em diferentes formas de engajar, entreter e proporcionar interações para os participantes de ambos os modelos.

Com essa nova era, quem produz eventos precisou adotar um perfil mais voltado para o business, onde ele precisa entender quem são os melhores patrocinadores, quais os dados a serem analisados e como trazer resultados consistentes para o cliente. Hoje, a grande maioria dos eventos são realizados em plataformas digitais que possuem inúmeras funções e possibilidades de combinação.

Por isso, é necessário entender muito mais sobre tecnologia e ter ao menos um conhecimento intermediário na ferramenta que pretende usar, além de compreender as funcionalidades disponíveis. Também é importante saber operar as transmissões, subir enquetes e planejar lobby.

Outra habilidade que vem se destacando para este novo profissional é a possibilidade de fazer marketing digital e de conteúdo. Com a pandemia, esse conhecimento se tornou extremamente importante para a divulgação e prospecção de participantes em eventos on-line.

A verdade é que as novas características exigidas aos profissionais de eventos podem ser bastante desafiadoras, mas, por outro lado, na nova era eles têm a tecnologia a seu favor para realizar eventos mais assertivos e engajadores.

Artigo de Alexandre Rodrigues, cofundador e CEO da Evnts
Leia também Rio e São Paulo se aliam para impulsionar o turismo