O turismo de São Paulo viveu uma noite de Oscar durante a 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. O estado foi vencedor em seis categorias, quatro delas destacaram-se em 1º lugar e duas em 3º lugar.

A Secretaria de Turismo de São Sebastião conquistou o 1º lugar na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo” com o Programa de Avistamento de Baleias, reconhecido por seu pioneirismo. A iniciativa tem ampliado o fluxo turístico associado à vida marinha no Litoral Norte. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP, 120 mil pessoas devem viajar por ano para o Litoral Norte motivados pelo avistamento de baleias. Isso significa uma movimentação financeira direta de R$ 138 milhões por temporada.
Na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, a vencedora foi a Palmitolândia, da cidade de Iporanga, no Vale do Ribeira. Com autoria de Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga, o Programa é um projeto pioneiro que integra agricultura, gastronomia, turismo e lazer. E há 20 anos uma plantação no coração da Mata Atlântica, reúne mais de mil receitas exclusivas à base de palmito. O projeto oferece passeio guiado pela plantação e oficinas culinárias que ensinam diversas receitas.
Na categoria “Governo Dirigentes e Parlamentares”, o estado conquistou mais uma premiação em 1º lugar, com o secretário Roberto de Lucena. A premiação é destinada a profissionais de destaque no turismo. Completando a lista das primeiras posições, Ernani Paciornik, CEO do Grupo Náutica e Fundador da Revista Náutica, foi o vencedor na categoria “Profissionais de Destaque na Iniciativa Privada e Empreendedores de Médio e Grande Porte”.
Completam a lista de premiação o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Setur-SP. Ele ocupou o 3º lugar na categoria “Gestão de Dados e Inteligência em Turismo”. E a Associação Caminho da Fé, também premiada em 3º lugar na categoria “Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico”.
Veja a lista completa dos vencedores e suas categorias: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/premio-nacional-do-turismo-2025-conheca-as-iniciativas-vencedoras-da-4a-edicao.




