Início Cultural Bloco Afro Magia Negra realiza “Laboratório afrobetizador” no Museu Mineiro

Bloco Afro Magia Negra realiza “Laboratório afrobetizador” no Museu Mineiro

6
0
COMPARTILHAR

O Museu Mineiro recebe dia 20/9, o Laboratório Afrobetizador do Bloco Afro Magia Negra, iniciativa que busca fortalecer a permanência dos atuais integrantes e acolher novos interessados em vivenciar a potência estética, sonora e ritualística do bloco. A proposta é oferecer experiências formativas e criativas por meio de laboratórios, ensaios e performances, em preparação para o momento culminante: o Arrastão de 2026.

Bloco Afro Magia Negra realiza “Laboratório afrobetizador” no Museu Mineiro

O objetivo do Laboratório é proporcionar um espaço de experimentação e capacitação, a partir de práticas que norteiam o comportamento da banda de rua. Inspirado no deslocamento performático dos Reinados de Minas Gerais, o bloco mobiliza corpo e coletividade, arrastando o público com dança, tambores ancestrais, clarins, água de cheiro e banho de pipoca — símbolos de celebração, saúde e memória.

Encontros de experimentação e aprendizagem

Nos dois encontros, o foco estará na linguagem corpórea do bloco com destaque para “Corpo Oralidade”, experiências conectadas às danças negras e afroameríndias. Com vagas limitadas, o Laboratório oferece inscrições gratuitas pelo link disponibilizado nos perfis oficiais do Museu Mineiro (@museumineiro) e do Bloco Afro Magia Negra (@blocoafromagianegra). É a chance de viver uma imersão na força criativa e coletiva do bloco Afro Magia Negra e preparar-se para o grande arrastão de 2026.

Haverá mediação de Camilo Gan, que é dançarino, músico, compositor, educador, produtor, líder cultural, licenciado em Música pelo Instituto de Ensino Superior Izabela Hendrix, Doutor Honoris Causa e ritual designer. Iniciou a sua carreira profissional em 1998, e destaca com orgulho que a sua formação está conectada principalmente aos saberes da cultura negra.

Ao longo dos seus 25 anos de experiência, Camilo Gan vem criando e realizando trabalhos que representam o seu comportamento artisticamente, atuante em ações socioeducativas fundamentalmente Afrobetizadoras e Pretagógicas na produção e realização de atividades.

Laboratório da Corpo Oralidade do Magia Negra, com Camilo Gan

Data: 20/09

Horário: das 14h às 17h

Local: Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342, Funcionários)

Inscrições gratuitas neste link.

Leia também Minas Gerais lidera tendências nacionais e transforma cultura em motor do turismo
Visited 1 times, 1 visit(s) today