O Maranhão consolida sua posição no mapa mundial da cultura e da natureza com a entrega oficial, pela Unesco, de dois dos mais importantes títulos concedidos pelo órgão. Nos dias 14 e 15 de agosto, o estado recebeu a certificação dos títulos de Patrimônio Mundial Natural para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade para o Complexo Cultural Bumba-Meu-Boi.
As cerimônias — em Barreirinhas, no coração dos Lençóis, e em São Luís, berço da cultura do Boi — reuniram autoridades nacionais e internacionais, lideranças comunitárias, representantes do trade turístico e cultural, assim como organismos de preservação. Mais do que um ato simbólico, marcou um compromisso público de proteção e valorização desses patrimônios para as próximas gerações.
A solenidade no Maranhão foi um pedido do governador Carlos Brandão para que a população pudesse participar de um momento tão importante para a história do estado. “Este reconhecimento fortalece o nosso turismo e o nosso empenho com a preservação deste tesouro natural, que é nossa grande riqueza e gera emprego e renda no nosso estado. Então, essa certificação é um momento para comemorarmos essa grande conquista para o Maranhão”, reforça.
Para a diretora e representante da Unesco, Marlova Jovchelovitch Noleto, é uma alegria entregar dois títulos de Patrimônio Mundial no Maranhão, cuja capital, São Luis, já é reconhecida como Patrimônio Cultural. “O patrimônio é o legado que herdamos do passado, o que vivenciamos hoje e o que transmitimos às gerações futuras, reconhecendo assim o caráter excepcional desses sítios para toda a humanidade. Nosso patrimônio cultural e natural são fontes insubstituíveis de vida e inspiração”, afirma.
Reconhecido pela Unesco em 11 de dezembro de 2019, o Bumba-Meu-Boi do Maranhão é o sexto bem cultural brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A manifestação, com raízes no século XVIII e registros no estado desde 1829, é expressão de identidade, resistência e pertencimento.
Suas diferentes formas de apresentação, chamadas sotaques — matraca, zabumba, orquestra, baixada e costa de mão —, traduzem portanto a diversidade rítmica e estética do Maranhão. Cada sotaque carrega instrumentos, indumentárias e personagens próprios, sendo o de matraca, típico de São Luís, marcado pelo som das matracas e pandeirões e pelo emblemático “caboclo de pena”.
Patrimônio Mundial Natural – Lençóis Maranhenses
O título foi concedido em 26 de julho de 2024, na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Délhi (Índia), consagrando dessa forma o parque como um fenômeno natural único no planeta e referência global em biodiversidade. É a primeira vez em 23 anos que o Brasil recebe um Patrimônio Natural da Unesco — feito que eleva assim para 24 o número de títulos mundiais brasileiros (15 culturais, 8 naturais e 1 misto).
Com 155 mil hectares de dunas e lagoas de água doce, os Lençóis se estendem por uma zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, abrigando ecossistemas raros e frágeis. O título reconhece sua beleza excepcional e a singularidade de seus fenômenos naturais.
Para transformar esse reconhecimento em legado, o Governo do Maranhão, por meio da Setur-MA e da Sema-MA, em parceria com o ICMBio, lançou o projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural: Lençóis Maranhenses, um tesouro em nossas mãos”, reunindo lideranças locais, operadores de turismo e autoridades para discutir sobretudo ações de preservação e qualificação do destino.
Turismo em ascensão e legado
O reconhecimento da Unesco chega em um momento de forte expansão turística no Maranhão. Somente em junho de 2025, quase 90 mil turistas desembarcaram em São Luís para o período junino — o maior número dos últimos 13 anos, segundo o Observatório do Turismo (Obstur-MA). O volume representa portanto um crescimento de 19% em relação a 2024 e confirma uma tendência de alta sustentada, que também se reflete em cidades como Imperatriz.
Esse fluxo expressivo fortalece a economia local, movimenta setores como comércio, serviços e hotelaria e consolida o turismo como um pilar estratégico de desenvolvimento. O cenário positivo, aliado ao prestígio internacional dos novos títulos, reforça portanto o potencial do Maranhão para unir preservação, valorização cultural e crescimento econômico sustentável.
Programação Bumba-Meu-Boi
O evento de certificação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, aconteceu na Casa das Minas, com apresentação da Cia Encantar. Em seguida, um cortejo dos grupos foi da Casa das Minas até a Capela de São Pedro.
A programação continuou na Capela de São Pedro com apresentação da Companhia Barrica, seguida da solenidade de certificação e encerramento com show de Betto Pereira.
Os grupos de bumba meu boi Encanto da Ilha, Maracanã, Guimarães, Lendas e Magias, Meu Tamarineiro, Novilho Branco, Morros, Maioba, Sonhos, Axixá, Upaon-Açu e Santa Fé participaram do cortejo que saiu da Casa das Minas em direção à Capela de São Pedro.
Programação Parque Lençóis
O evento de certificação dos Lençóis Maranhenses teve uma ampla programação no Parque das Dunas, em Barreirinhas, com atrações culturais. Foi realizada uma entrevista coletiva, com as presenças do governador Carlos Brandão, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires. A abertura oficial foi às 16h e, após a solenidade, diversas atrações culturais se apresentaram a partir das 19h.
O governador fez uma forte campanha para o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, conseguindo dessa forma apoios importantes como o do presidente Lula e o do ex-presidente José Sarney, que enviaram cartas à diretora-geral da Unesco, Audrey Azulay, reforçando a importância da candidatura do destino maranhense.