Manaus (AM) foi o destino escolhido para a segunda edição presencial do Workshop Inspira Mundi. A iniciativa da LAB Turismo Consultoria, em parceria com Thiago Akira e Daniel Turbox, tem como objetivo compartilhar aprendizados, cases e tendências observadas nas principais feiras internacionais de turismo. A ação integra o projeto Inspira Mundi, que também promove conteúdos em tempo real durante os eventos globais do setor.

A organização realizou o encontro técnico no dia 17 de maio, durante a 3ª CONTA – Convenção de Turismo da Amazônia. Ele reuniu cerca de 60 participantes, entre gestores de empreendimentos turísticos de diversas regiões do Brasil. Com base nas experiências acumuladas em feiras como Fitur (Madrid), WTM (São Paulo) e BTL (Lisboa), o projeto promove um intercâmbio de ideias e estratégias com foco em inovação, marketing, sustentabilidade e posicionamento competitivo de destinos turísticos.
Esta edição do workshop contou com o importante apoio do Sebrae Amazonas e da ABAV-AM, entidade que sediou o painel de conhecimentos. A união entre as instituições reforça o compromisso de fomentar o desenvolvimento do turismo na região. Principamente, promovendo capacitação e acesso a tendências globais para empresários e gestores locais.
“Receber o Inspira Mundi dentro da CONTA foi um privilégio para a ABAV-AM. Acreditamos que o turismo da Amazônia tem muito a aprender e a ensinar ao mundo. Iniciativas como essa nos conectam com o que há de mais atual no cenário internacional”, afirmou Jaime Mendonça, presidente da ABAV-AM.
Para Fábio Souza, coordenador de Turismo do Sebrae Amazonas, “a aproximação com projetos como o Inspira Mundi traz novas perspectivas para os empreendedores locais. Especialmente no que diz respeito à inovação, à competitividade e à visão estratégica de mercado”.
A apresentação foi dividida em três eixos principais de conteúdo. Richard Alves, diretor-executivo da LAB Turismo, abordou os temas de gestão de destinos, parcerias público-privadas e sustentabilidade. “O projeto Inspira Mundi é uma forma de devolver para o trade o conhecimento adquirido fora do país. A troca que acontece nesses encontros é poderosa e fortalece a construção de um turismo mais inovador e conectado com as transformações globais”, afirmou Richard.
Thiago Akira compartilhou aprendizados sobre marketing e comunicação digital turístico, com destaque para os cases de branding e posicionamento de destinos observados nos estandes internacionais. Já Daniel Turbox trouxe insights sobre inovação digital e inteligência aplicada ao turismo, ressaltando como o uso estratégico de dados pode potencializar a presença do Brasil no mercado global.
A primeira edição presencial do workshop foi realizada em Campo Grande (MS), em março deste ano, em parceria com o Sebrae-MS e a Fundtur-MS. A próxima edição confirmada será em Porto Seguro (BA), no dia 8 de agosto.
O Inspira Mundi segue em movimento e estará presente nas próximas feiras internacionais de turismo, incluindo a WTM London, em novembro, e o Festuris Gramado, em dezembro — eventos que serão novamente fontes de conteúdo, análises e inspirações para o projeto.