Início Entidades de Classe Valentín Díaz Gilligan destaca o poder transformador do turismo em Buenos Aires

Valentín Díaz Gilligan destaca o poder transformador do turismo em Buenos Aires

68
0
COMPARTILHAR

À frente da entidade de turismo da cidade de Buenos Aires e do Visit Buenos Aires, Valentín Díaz Gilligan ressalta a importância estratégica do turismo para a capital argentina. A atividade movimenta a economia, amplia o emprego e valoriza a identidade cultural local. A cidade, que recebe milhões de visitantes por ano, investe em infraestrutura, grandes eventos e novas atrações.

Valentín Díaz Gilligan destaca o poder transformador do turismo em Buenos Aires
La Boca – Caminito

A integração com o Brasil e a América Latina é vista como caminho para fortalecer ainda mais o setor. Para Díaz Gilligan, a transformação digital é o maior desafio e também a grande oportunidade para o turismo argentino.

Revista Marco Zero: Qual é a sua concepção e visão sobre o turismo?

Valentín Díaz Gilligan: O turismo é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento econômico de uma cidade, pois incentiva, direta ou indiretamente, o consumo em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, eventos de grande porte, experiências culturais e transporte, entre outros.

Também é o principal amplificador da cultura de um destino, pois permite mostrar ao mundo a identidade local por meio de costumes, música, pratos típicos e da própria população. Por isso, considero que o turismo não é apenas uma atividade econômica, mas também uma ferramenta de transformação urbana.

No caso de Buenos Aires, ele assume um papel estratégico, gerando mais de 153 mil empregos diretos e impactando outros setores de forma indireta. A cidade recebe 9 milhões de turistas por ano e possui infraestrutura pública e privada de padrão mundial. Além disso, conta com 55 mil leitos, mais de 50 restaurantes premiados pelo Guia Michelin (8 entre os 50 melhores da América Latina, incluindo o número 1), bares notáveis, restaurantes icônicos e pizzarias emblemáticas.

Nesse contexto, o turismo terá seu hub ao lado do Centro Cultural Recoleta, um dos lugares mais atrativos da cidade. Nesse edifício, declarado monumento histórico, funcionarão a sede do Ente de Turismo, o Visit BUE, a Polícia Turística e a Defensoria do Turista. Isso simboliza a importância que a atividade turística tem para nós.

Valentín Díaz Gilligan destaca o poder transformador do turismo em Buenos Aires
Obelisco

Revista Marco Zero: Como percebe a evolução do turismo em Buenos Aires nos últimos 10 anos? Qual o perfil dos visitantes e o gasto médio na cidade?

Valentín Díaz Gilligan: No cenário global, o turismo está em transformação permanente. Por um lado, porque é uma indústria que sempre oferece novidades; por outro, porque os viajantes mudam suas preferências, expectativas e hábitos de consumo.

Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Ente de Turismo da Cidade nas últimas férias de inverno, 47% dos turistas internacionais e 46% dos nacionais se informam sobre atividades e eventos através das redes sociais. Além disso, 38% dos visitantes estrangeiros e 24% dos nacionais conhecem as propostas da cidade navegando na internet.

Buenos Aires evoluiu muito na oferta turística nos últimos anos. Por exemplo, inauguramos um mirante no Obelisco, monumento nacional que completará 90 anos no próximo ano e que este ano abriu seu elevador ao público, oferecendo uma vista panorâmica da cidade.

Desde o início da gestão do Chefe de Governo Jorge Macri, o sul da cidade recebeu nova atenção, com impulso para La Boca, incluindo a reorganização de Caminito e a navegabilidade do Riachuelo, conectando Puerto Madero a La Boca. O Parque da Cidade também foi valorizado, sediando eventos esportivos e shows de artistas internacionais como Oasis, Dua Lipa e Shakira.

No primeiro semestre de 2025, o gasto médio de turistas internacionais cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano passado, reflexo do aumento de atividades disponíveis na cidade.

Valentín Díaz Gilligan destaca o poder transformador do turismo em Buenos Aires
Planetário

Revista Marco Zero: Como impacta o aumento de turistas jovens latino-americanos em Buenos Aires e na Argentina?

Valentín Díaz Gilligan: Dos mais de 2,8 milhões de turistas internacionais que chegam à cidade, 16% têm menos de 25 anos e 57% entre 26 e 45 anos, mostrando a forte influência da cidade sobre o público jovem.

Um fator determinante é que Buenos Aires se consolidou como destino de grandes eventos musicais. “Artistas internacionais como Shakira, Dua Lipa, Oasis e Green Day escolhem nossa cidade para incluir em suas turnês, e são eventos que atraem muitos visitantes da região”, afirma Díaz Gilligan. Cerca de 63% dos visitantes de 26 a 45 anos vêm a Buenos Aires por lazer, evidenciando o impacto positivo desses encontros.

A tecnologia é um aliado estratégico, permitindo implementar novas formas de pagamento no transporte público e promover ações digitais que atingem o público jovem.

Revista Marco Zero: Como fortalecer as parcerias regionais para impulsionar o turismo?

Valentín Díaz Gilligan: Fortalecer relações entre os “Visit” da região é essencial para ações conjuntas de promoção das cidades e para posicionar a América do Sul como destino integrado nos mercados internacionais.

O Brasil é o principal mercado emissor de turistas para Buenos Aires. A colaboração inclui coordenação em feiras internacionais, criação de circuitos turísticos compartilhados e campanhas digitais. Tais iniciativas aumentam a conectividade, diversificam a oferta e fortalecem a competitividade regional.

Valentín Díaz Gilligan destaca o poder transformador do turismo em Buenos Aires
Puente de la mujer

Revista Marco Zero: Como tornar o turismo esportivo mais positivo e seguro?

Valentín Díaz Gilligan: O turismo esportivo cresce a cada ano, impulsionado pela paixão de Buenos Aires pelo esporte e pelo esforço da cidade e do setor privado para atrair grandes eventos internacionais.

Nos últimos anos, Buenos Aires sediou a final da Copa Libertadores 2024, a Maratona Internacional e outros eventos de grande porte. “Isso exige um trabalho coordenado com a segurança da cidade para garantir uma experiência positiva aos visitantes”, explica Díaz Gilligan.

A cidade será Capital Mundial do Esporte 2027 e investirá no Autódromo Oscar y Juan Gálvez para receber MotoGP e, futuramente, a Fórmula 1.

Revista Marco Zero: Como a cidade se prepara para receber turistas que falam outros idiomas?

Valentín Díaz Gilligan: O programa Ciudad Bilingüe oferece cursos de inglês voltados a setores estratégicos, como turismo, gastronomia e segurança.

O site Visit Buenos Aires está disponível em espanhol, inglês e português, oferecendo informações detalhadas sobre deslocamento, atrações e gastronomia para visitantes internacionais.

Valentín Díaz Gilligan destaca o poder transformador do turismo em Buenos Aires
Teatro – Colón Exteriores

Revista Marco Zero: Olhando para o futuro, quais são os grandes desafios e oportunidades que o senhor vislumbra para o turismo argentino na próxima década? E que legado gostaria de deixar à frente do Ente de Turismo, do Visit Buenos Aires e do Conselho Federal de Turismo?

Valentín Díaz Gilligan: Nos próximos anos, o grande desafio para o turismo nacional girará em torno da transformação digital. Atualmente, os turistas são cada vez mais tecnológicos e cresce o uso da inteligência artificial. Sabemos que é importante incorporar novas práticas que melhorem a experiência do viajante em cada etapa da jornada.

Se todos os destinos do país estiverem alinhados em torno de um mesmo critério e objetivo, conseguiremos posicionar a Argentina como um destino turístico integral. Esse é o legado que gostaria de deixar nas entidades que presido: ter contribuído para a unificação da estratégia turística do país, com o objetivo de posicioná-lo como um dos grandes destinos do mundo.

Reportagem: Mary de Aquino
Fotos: Visit Buenos Aires
Leia também Las Lenas, El Azufre e Ushuaia: 3 experiências de neve na Argentina
Visited 29 times, 1 visit(s) today