São 50 mil m² de área, incluindo o Terminal Internacional de Cruzeiros, o Prédio do Touring, o Espaço Mauá, cinco armazéns do século XIX e um espaço para convenções de 8.500 m². Em 1998, o Pier Mauá assume a gestão da Estação Marítima de Passageiros e de uma área de 40 mil m² no entorno. Registros históricos revelam que as obras do píer tiveram início em 1948, com o propósito de receber os turistas estrangeiros que desembarcariam na cidade durante a Copa do Mundo de 1950, mas o espaço ficou sem uso definido por décadas.

Segundo a arquiteta Denise Lima, diretora da concessionária Pier Mauá há 14 anos, de 2009 a 2025 o número de turistas recebidos no terminal de cruzeiros ultrapassou 5,69 milhões.
“O Pier Mauá passou por transformações importantes nesse período, como por exemplo a reforma dos armazéns que marcou um capítulo na evolução da região portuária e se consolidou como um dos principais portões de entrada de visitantes na cidade. Os desafios fazem parte da rotina: a sazonalidade da operação gera imprevisibilidade no fluxo e exige planejamento estratégico; além disso, é fundamental manter-se atualizado com as melhores e mais modernas práticas operacionais e de segurança, garantindo sempre a excelência no atendimento e a conformidade com normas internacionais”, conta.

Ao receber navios de cruzeiro e turistas de diversas partes do mundo, o Pier Mauá desempenha um papel crucial no turismo do Rio de Janeiro. “Ao todo, teremos 27 navios diferentes realizando mais de 80 escalas nesta temporada. Vamos receber os primeiros navios com uma recepção à altura do Rio: o clássico carnaval carioca, com ritmistas e passistas dando as boas-vindas”, informa Denise ressaltando a modernização de toda a infraestrutura de segurança, que agora conta com novas guaritas, catracas eletrônicas em todos os acessos, mais de 200 câmeras internas e externas, além da construção do novo Centro de Controle de Operações de Segurança (CCOS), com sistemas de CFTV de última geração, novos CPDs e aumento exponencial na capacidade de monitoramento e armazenamento de imagens.

Cultura, eventos e gastronomia
A partir de 2007, a concessionária passa a administrar e explorar a área de eventos, alugando seus armazéns, com cerca de 3,5 mil m² cada, para diversas atividades que movimentam a agenda oficial do Rio de Janeiro. Entre os destaques estão Rio Gastronomia, Mondial de La Bière, Rio Innovation Week, Shell Eco-marathon, Rio Construção Summit, Rio Fashion Week e o Veste Rio.

Denise revela que pela primeira vez no Verão carioca, o Armazém 3 estará disponível para receber novos eventos. “O espaço, amplo, versátil e com localização privilegiada, será um convite para grandes produtores aproveitarem a alta temporada carioca, com toda a infraestrutura do Pier Mauá e o charme da orla revitalizada.”

Outro aspecto que impulsiona o Pier Mauá é o circuito cultural que envolve o MAR (Museu de Arte do Rio), o Museu do Amanhã, o Circuito da Pequena África e o Armazém Utopia. Eles sempre promovem eventos e exposições temporárias ao longo do ano.
“Além dos tradicionais passeios de escuna pela Baía de Guanabara, o visitante pode desfrutar do Boulevard Tour. Ele reúne história, cultura e as paisagens da região portuária”, sugere Denise.

Bares e restaurantes não faltam nos arredores do Pier Mauá. A região do Largo da Prainha segue em alta, reunindo endereços queridinhos como Casa Porto, Dois de Fevereiro e Bafo da Prainha. Eles são embalados pelo clima único dos arredores da Pedra do Sal. Denise informa que, em outubro, estão previstas novidades que vão ampliar a oferta para turistas e cariocas. Entre elas, a inauguração do restaurante Belmonte. Ele ocupará o antigo prédio do Edifício Touring, no Boulevard Olímpico, fortalecendo ainda mais o polo gastronômico e cultural da região.


Parcerias
Um dos principais compromissos do Pier Mauá é a parceria com agências e operadoras. “Nossa atuação é direta, tanto na operação de embarque e desembarque quanto nas excursões comercializadas pelos cruzeiros. Também participamos de reuniões e ações conjuntas com o trade, especialmente por meio do Rio Convention Bureau – Visit Rio, do qual somos associados. Além disso, mantemos parcerias com atrações turísticas como Bondinho do Pão de Açúcar, AquaRio, Corcovado, BioParque do Rio e Yup Star”, explica Denise Lima.

Quanto aos planos futuros para o desenvolvimento do Pier Mauá, a diretora da concessionária garante que “continuarão investindo em modernização, novas parcerias e ações que reforcem o Píer Mauá como um hub de turismo, cultura e negócios, integrando cada vez mais a zona portuária ao dia a dia da cidade”.