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No primeiro semestre, turistas internacionais contribuem com R$ 23 bi na economia brasileira

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O turismo brasileiro segue fazendo bonito! O país registrou, no primeiro semestre deste ano, a entrada de US$ 4,187 bilhões em receitas geradas por turistas estrangeiros exclusivamente por atividades turísticas. Um crescimento de quase 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. Também é o segundo maior da história.

No primeiro semestre, turistas internacionais contribuem com R$ 23 bi na economia brasileira

“O Brasil está, cada vez mais, no centro das atenções dos turistas estrangeiros, resultado das nossas ações de melhoria de infraestrutura, segurança jurídica e promoção turística. A nossa expectativa é continuar crescendo e atingir a marca de 10 milhões de turistas internacionais ainda neste ano. É o novo turismo brasileiro!”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O valor equivale a R$ 23,1 bilhões, segundo cotação do dia do Banco Central. Esse montante é fruto dos gastos dos 5.332.111 de turistas internacionais que visitaram o Brasil no primeiro semestre. Os dados foram divulgados pelo Banco Central (Bacen), e analisados pelo Ministério do Turismo.

No recorte exclusivo de junho, o Brasil alcançou a entrada de US$ 539 milhões provenientes dos gastos de visitantes de outros países. O valor equivale a R$ 2,97 bilhões, segundo a cotação do dia do Banco Central, e representa um aumento de quase 8% em relação ao mesmo mês de 2024.

Para efeito de comparação, o valor dos gastos de turistas estrangeiros registrado em junho, de R$ 2,97 bilhões, daria, por exemplo, para comprar, 198 milhões de águas de coco. O mesmo valor daria para comprar, também, 118 milhões de tacacás, prato típico da culinária amazônica, especialmente do Pará.

Visibilidade

O desempenho do turismo internacional no país reforça a estratégia do “Plano Brasis”, o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil. O documento, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, busca consolidar destinos brasileiros nos mercados globais estratégicos. Além de reposicionar a imagem do Brasil no exterior, valorizando a diversidade cultural, natural e a sustentabilidade do turismo brasileiro.

Os objetivos do “Plano Brasis” incluem o aumento do número de visitantes internacionais no país, a elevação da receita gerada a partir do turismo receptivo e a distribuição equilibrada do fluxo turístico no território nacional, entre outros.

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