O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo –, localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, realizará atividades especiais durante a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que neste ano tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação.”
Em diálogo com as reflexões sobre as rápidas mudanças sociais e a influência dos fluxos migratórios nas expressões das diferentes comunidades, o MI oferecerá, nos dias 14 e 15 de maio, das 15h às 16h30, o curso on-line e gratuito “Imigração no Romance Africano Francófono”. A formação será ministrada pela escritora cearense Dayane Teixeira, que abordará o contexto histórico da gênese das literaturas africanas de expressão francesa e sua relação com o movimento pan-africanista.
Também serão apresentados os principais autores da literatura migratória africana e discutidas obras como O Menino Negro, O Ventre do Atlântico, Black Bazar e Stardust. Já em 16 de maio, o MI convida o público para uma roda de conversa sobre o papel da tecnologia nos espaços museais e os desafios e possibilidades que ela traz para a educação e o uso de recursos tecnológicos em exposições museais.
Já no sábado, 17 de maio, às 16h, será realizado o terceiro encontro do ciclo formativo Sarnaqtanxa: sabedoria e pesquisa indígena andina em São Paulo, em parceria com o Centro Cultural Andino Amazônico. Com encontros mensais, o ciclo visa dar voz às sabedorias, ciências e pesquisas da comunidade andina por meio da participação de pesquisadores, yatiris (sábios e curandeiros) e amawt’as (filósofos e xamãs) aymaras e quechuas residentes em São Paulo.
A convidada desta edição é Shirley Espejo, indígena aymara, filha de imigrantes bolivianos, nascida em São Paulo. Artista e arte-educadora, Shirley abordará o resgate e a ressignificação de sua própria imagem como indígena em contexto urbano, bem como a de outros corpos racializados, desafiando narrativas hegemônicas presentes nas mídias impressa e digital por meio da técnica da colagem manual.
No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio (domingo), o Núcleo Educativo do MI realizará a visita temática O Patrimônio Imaterial das Migrações, convidando o público a refletir sobre expressões culturais, saberes e tradições preservadas por comunidades migrantes. A atividade busca valorizar a diversidade desses patrimônios, reconhecendo suas singularidades e evitando a reprodução de estereótipos, em um contexto de constantes mudanças sociais.
Na sequência, das 14h às 18h, será realizada uma Coffee Party na cafeteria do Museu, celebrando um dos símbolos culturais mais marcantes do processo migratório e das histórias que compõem o acervo da instituição.
Programação
Curso Imigração no Romance Africano Francófono
Data: 14 e 15 de maio
Horário: das 15h às 16h30
Local: on-line (Plataforma Zoom)
Inscrição: e-mail [email protected]
Roda de conversa – Museus, Educativos e Novas Tecnologias
Data: 16 de maio
Horário: das 15h às 16h
Local: on-line (Plataforma Zoom)
Inscrição: via formulário
Ciclo formativo – Sarnaqtanxa: sabedoria e pesquisa indígena andina em São Paulo
Data: 17 de maio
Horário: das 15h às 18h
Local: Auditório do Museu da Imigração
Inscrição: mediante ordem de chegada
Visita educativa temática – O Patrimônio Imaterial das Migrações
Data: 18 de maio
Horário: às 11h
Local: Sala da Maquete
Inscrição: mediante ordem de chegada
Coffee Party
Data: 18 de maio
Horário: das 14h às 18h (encerramento da bilheteria às 17h)
Local: Cafeteria do MI
Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel: (11) 2692-1866
Ingressos: R$ 16 (inteira) | R$ 8 (meia-entrada)
Bilheteria: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição | Metrô Bresser-Mooca