O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), realizou uma ação especial de promoção do Carnaval da Liberdade em Santiago, capital do Chile. Ela aconteceu no sábado, 7 de dezembro. A iniciativa integra a estratégia de internacionalização do destino Minas Gerais. O objetivo é apresentar ao público chileno a criatividade, a musicalidade e a experiência afetiva dos carnavais de rua do estado, que movimentam milhões de turistas a cada ano.

A intervenção cultural aconteceu na Avenida Itália, no bairro Itália, em Providencia, que foi fechada ao público em um trecho aproximado de uma quadra. Durante o evento, um telão de LED exibiu uma curadoria de vídeos oficiais com experiências turísticas, patrimônios históricos, gastronomia e cenas do Carnaval mineiro. Ele apresentou aos visitantes um mosaico de destinos como Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes. Além de outras cidades que protagonizaram a folia em diferentes formatos, da festa urbana multicultural ao carnaval de tranquilidade, com foco em bem-estar e natureza.
Ao promover o Carnaval da Liberdade fora do Brasil, Minas Gerais reafirma seu posicionamento global como destino autêntico, criativo e em constante expansão turística. Além de ampliar o diálogo com um dos públicos internacionais que mais cresce na rede hoteleira e aérea do estado.
“O Carnaval é uma das expressões máximas do nosso povo: é diversidade, é encontro e é criação coletiva. Levar o Carnaval da Liberdade a Santiago é uma forma de fazer com que o público chileno sinta o que é Minas: afeto, acolhimento e pulsação artística nas ruas. Cada bloco, cada estandarte e cada batida de tambor contam uma história do nosso território”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Além da exibição audiovisual, a ação contou com apresentações presenciais inspiradas nos blocos de rua mineiros. Um grupo de cerca de 12 artistas e percussionistas realizaram performances em formato de cortejo. Ele percorreu a Avenida Itália em ambos os sentidos em dois momentos do dia. A proposta foi recriar para o público chileno o espírito dos blocos de Minas Gerais. Foi uma releitura adaptada ao espaço urbano de Santiago, com cerca de 30 a 45 minutos de duração por apresentação.

Minas no Chile
Para reforçar os símbolos da festa mineira, a Secult-MG, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, lançou um edital de seleção de estandartes de blocos mineiros, cujas peças foram levadas a Santiago pela equipe da pasta. Os estandartes integram o cenário visual da ação, marcando presença no espaço do evento e evidenciando a diversidade que compõem a cultura carnavalesca do estado.
A iniciativa conta com apoio institucional da prefeitura local, responsável pela logística urbana e autorização de fechamento da via. A ação chegou ao Chile após uma série de iniciativas estratégicas internacionais da Secult-MG. Entre elas, a participação no Encontro Internacional de Gastronomía, Turismo e Sabores, também realizado em Santiago. São ações de promoção da cozinha mineira e uma agenda estratégica marcada por reuniões importantes com ministros, secretários de diversos países, representantes da embaixada brasileira e das principais companhias aéreas do Chile.




