Entre os dias 14 e 16 de abril, o Expo Center Norte, em São Paulo, recebeu mais uma edição da WTM Latin America, principal feira do turismo na América Latina. Dentre os destaques, esteve a Argentina com forte presença institucional e promocional — especialmente da região da Terra do Fogo. Em entrevista exclusiva, Marcela Cuesta, diretora de promoção da América Latina do hotel Arakur apresentou as principais atrações e novidades de Ushuaia, cidade conhecida como o ponto mais austral do mundo.
Natureza extrema e experiências únicas
“Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, por isso é chamada de cidade do fim do mundo”, iniciou Cuesta. O apelo natural da região impressiona. Trekking, cavalgadas, escaladas em geleiras e passeios no gelo estão entre as atividades mais procuradas por brasileiros. “É o centro de esqui mais austral do mundo, com a temporada mais longa de neve, que vai de maio até outubro”, detalhou.
Além dos esportes, a fauna e flora locais enriquecem a experiência do turista. “Os passeios incluem navegação para ver pinguins, baleias, lobos marinhos. É realmente super legal”, disse, empolgada. Para quem busca exclusividade, a executiva destacou o passeio de helicóptero pela cordilheira dos Andes, que pode incluir paradas em locais remotos como a Lagoa Esmeralda. “É perfeito para eventos especiais, como pedidos de casamento. Levam champanhe e flores para tornar o momento inesquecível”, contou.
Acessibilidade e conexão com a Antártida
Segundo Marcela, chegar a Ushuaia está mais fácil. “Temos voos da Aerolíneas, JetSmart, Sky, além de voos charter durante a temporada de inverno”, explicou. Os trajetos geralmente passam por Buenos Aires, com conexão direta para Ushuaia. A cidade também é um importante porto de cruzeiros. “Depois de Buenos Aires, Ushuaia é o segundo porto que mais recebe cruzeiros na Argentina. De lá partem os que vão até a Antártida”, acrescentou.
Hospedagem de luxo na natureza
A proposta de hospedagem na região também foi um dos temas abordados. “Estamos trabalhando com o hotel Arakur, de 130 habitações de luxo, cinco estrelas. É talvez o hotel mais importante da Argentina”, afirmou. Construído no alto do Cerro Alarken, o Arakur oferece vista para o mar ou para a cordilheira. O hotel conta com gastronomia autoral, piscinas aquecidas — incluindo uma olímpica e uma de borda infinita —, spa completo e atividades como cavalgadas e trekking.
“O transporte entre o aeroporto, o hotel e o centro de esqui está incluso na tarifa”, garantiu Cuesta. Além do Arakur, o grupo também promove o hotel Tolkeyén, com padrão três estrelas e 50 quartos, localizado em uma península com vista dupla para o Canal de Beagle. “Ambos os hotéis são perfeitos para famílias, eventos e grupos corporativos. O entorno natural é deslumbrante e super aproveitável”, reforçou.
Ushuaia se consolida como destino de desejo
Com natureza exuberante, infraestrutura de alto padrão e atividades para todos os perfis de viajantes, Ushuaia se consolida como uma das joias do turismo latino-americano. A presença marcante na WTM Latin America reforça o interesse em atrair ainda mais brasileiros para vivenciar o que Marcela Cuesta descreve com entusiasmo: “Realmente, é tudo muito legal e muito aproveitável. Ushuaia e a Terra do Fogo são destinos únicos no mundo.”