Início Eventos Jornada Turismo 2030 com foco em clima e sustentabilidade é destaque da...

Jornada Turismo 2030 com foco em clima e sustentabilidade é destaque da ABAV Expo

34
0
COMPARTILHAR

Debater o futuro do setor sob a ótica da sustentabilidade e da responsabilidade climática é o objetivo da 2ª edição da Jornada Turismo 2030, que será realizada durante a ABAV Expo 2025, entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro (RJ). A iniciativa integra a programação do ABAV Talks, uns dos destaques do evento, no dia 9, das 15 às 18h45, na Arena Pontal.

Jornada Turismo 2030 com foco em clima e sustentabilidade é destaque da ABAV Expo
Jornada Turismo 2030 integra a programação do ABAV Talks (Foto: Aldemir Pereira/ABAV Nacional)

A primeira edição da Jornada, em 2024, marcou o início dessa trajetória com a websérie “Passaporte para o Futuro”, composta por três episódios que abordaram os desafios e oportunidades do setor diante das transformações globais. A série trouxe entrevistas com cientistas, especialistas e empreendedores que já incorporam práticas regenerativas em seus negócios, além de um encontro presencial realizado durante a ABAV Expo.

Como bem destaca a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros: “O turismo, responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, um dos setores mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, é chamado a assumir um papel de protagonismo. A Jornada do Turismo 2030 nasceu com esse propósito: estimular a responsabilidade climática, reduzir impactos ambientais e posicionar a atividade como vetor de regeneração cultural, ambiental e social”.

Agora, em 2025, a 2ª Jornada do Turismo 2030 contará com uma grade exclusiva de conteúdo, inteiramente dedicada à pauta climática. Lideranças, especialistas e gestores estarão reunidos para debater caminhos e compartilhar práticas que promovam transparência, regeneração e inovação em modelos de desenvolvimento para o turismo. A curadoria de conteúdo desta edição é assinada por Jeanine Pires, sócia-diretora da Pires Inteligência em Turismo.

“Nossa proposta é apresentar práticas de turismo já testadas e bem-sucedidas, ao lado de projetos inovadores e recentes. A Jornada Turismo 2030 é um convite — e também uma provocação — para que empresas e destinos assumam, de forma efetiva, sua responsabilidade na agenda climática”, afirmou a curadora de conteúdo.

O lançamento desta edição acontece em sintonia com a preparação do Brasil para sediar a COP30, em Belém (PA), reforçando a urgência da pauta e posicionando o turismo brasileiro em alinhamento com a agenda global de sustentabilidade.

Confira, abaixo, os destaques da 2ª Jornada Turismo 2030

1º Painel – 15h00 – 15h45 | COP30 – O que está em jogo para o Brasil?

Por que o Brasil está sediando a COP30? Quais os principais desafios para o setor empresarial, público e turístico diante das mudanças climáticas? O que se espera como legado para o país?

– Lucas Grilo – Gerente técnico sênior de finanças sustentáveis e economia circular do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

– Jeanine Pires – Estrategista de Vozes e Lugares

2º Painel – 16h00 – 16h45 | Eco+ – Turismo, Carbono e Circularidade

Neutralidade de carbono e economia circular aplicadas ao turismo: empresas aéreas, eventos e certificações sustentáveis.

– Fernando Beltrame – CEO da Eccaplan – Soluções em Sustentabilidade

– Eduardo Calderon – Diretor de Operações e Engenharia – GOL Linhas Aéreas

– Vinicius Crespo – Diretor Executivo do Instituto de Sustentabilidade da Fecomércio RJ

3º Painel – 17h00 – 17h45 | Águas+ – Turismo nas Zonas Costeiras e Regeneração Marinha

Gestão de fluxos turísticos em praias, rios e lagoas. Iniciativas de regeneração ambiental e turismo-cidadão em áreas marinhas protegidas.

– Rudã Fernandes – CEO e Fundador da Biofábrica de Corais

– Guy Marcovaldi – Coordenador Nacional do Projeto TAMAR

– Bruno Wendling – Diretor-Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

4º Painel – 18h00 – 18h45 | Cultura+ – Patrimônio, Música e Identidade

Como o turismo pode valorizar expressões culturais e identitárias sem padronizar ou descaracterizar saberes locais?

– Antonio Pita – Cofundador e COO da Diáspora.Black

– Manuhã Pataxó (Eduardo Ferreira) – Guia e Comunicador do Tibá Etnoturismo (BA)

– Luciane De Lamare – Fundadora e Presidente do Instituto Aupaba

Leia também CS Global participa pela primeira vez da ABAV Expo
Visited 17 times, 1 visit(s) today