Início Notícias Livres Hotelaria brasileira celebra alta na ocupação de turistas estrangeiros

Hotelaria brasileira celebra alta na ocupação de turistas estrangeiros

4
0
COMPARTILHAR

O Brasil atingiu recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025, com crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Ministério do Turismo.

Hotelaria brasileira celebra alta na ocupação de estrangeiros

O estado de São Paulo, em especial a capital, voltou a liderar o ranking de chegada de turistas internacionais, segundo o Ministério do Turismo. Dos 5,9 milhões de desembarques estrangeiros no Brasil, entre janeiro e julho deste ano, 1,5 milhão ocorreu no estado.

Buscando turismo ou até negócios, a alta no recebimento do público internacional tem impacto direto nos meios de hospedagem do país. A Meliá Hotels International, com uma distribuição em destinos como São Paulo, Campinas e Brasília, percebeu esse aumento.

A receita de hospedagem gerada por estrangeiros, por exemplo, passou de 26% no primeiro semestre de 2024 para 33% no mesmo período deste ano, registrando crescimento de 7%. A ocupação, gerada por hóspedes de fora do país, no mesmo período cresceu 26%, com destaque para um crescimento proporcional de argentinos e chineses. Os Estados Unidos seguem sendo o principal país emissor, mas em linha com ano anterior, levando em conta que desde abril de 2025 voltaram a necessitar de visto para a entrada no país devido à falta de reciprocidade.

“Percebemos que existem perfis de públicos distintos entre nossos hóspedes estrangeiros e que procuramos atender assim com a nossa oferta diversa de marcas no nível psicográfico e demográfico que cada uma delas proporciona. Entre os grupos mais destacados estão o corporativo, que está em viagens de trabalho, os turistas e a composta por aqueles que misturam ambas as coisas na viagem, onde neste último estão incluídos os nômades digitais. Cada grupo e as gerações que os compõe têm necessidades específicas que procuramos atender dentro da nossa oferta de marcas. Isso claro, é potencializado pela ampla gama de experiências culturais e gastronômicas que a cidade de São Paulo oferece, além de ser um polo de eventos e congressos internacionais”, comenta Gustavo Santana, diretor de Marketing da Meliá Hotels International Latam.

Outra rede que comemora o aumento do público internacional é a Slaviero Hotéis. Com mais de 43 unidades, entre operantes e futuras aberturas, em 12 estados do Brasil, o crescimento de hóspedes de fora do país foi de 58%, entre janeiro e junho de 2025 comparado a 2024, com destaque para Estados Unidos e Argentina. Dois empreendimentos em São Paulo foram os que mais receberam o público internacional no período.

“As unidades que mais atraíram estrangeiros foram a Slaviero Guarulhos Aeroporto, próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com foco em hóspedes em trânsito entre conexões, e o Slaviero Downtown São Paulo, hotel no centro de São Paulo, oferecendo praticidade para quem vai a trabalho assim como em busca de atrações turísticas”, comenta Ricardo Nielsen, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição da Slaviero Hospitalidade.

Destinos fora dos grandes centros também perceberam crescimento

Não é só a hotelaria das grandes capitais como São Paulo que comemora a chegada do público estrangeiro no país. Hotéis e resorts de outras regiões também registraram crescimento.

A Bahia, por exemplo superou a média nacional, com aumento de 60% na chegada de turistas de fora do país. Demanda sentida não apenas na capital Salvador, mas também no litoral sul, como é o caso do Cana Brava All Inclusive Resort, que viu a ocupação crescer em 14%. A nacionalidade que liderou no primeiro semestre deste ano no resort foram os argentinos, seguidos pelos chilenos, americanos e italianos.

“Temos participado de feiras internacionais, principalmente na América Latina. Nosso objetivo é aumentar o número de turistas que desejem conhecer a Bahia além de Salvador. Principalmente, entre os países vizinhos do Brasil” enfatiza Maitê Teixeira, gerente comercial do Cana Brava All inclusive.

Outros destinos fora dos grandes centros, mas próximos de regiões de fronteira também sentiram o crescimento, como é o caso de Jurema Águas Quentes, complexo de resorts em Iretama (PR), a 410 km de Curitiba. O empreendimento recebeu 33% mais hóspedes de fora do país entre janeiro e julho de 2025 do que no primeiro semestre de 2024. A grande maioria do público foi do Paraguai e Argentina, ambos países com cidades próximas, a cerca de 300 km do destino.

Segundo Ricardo Dias, diretor de Vendas & Marketing do complexo hoteleiro, o que chama a atenção do público “Hermano” são as águas termais. “Somos o destino de água termal mais próximo dessas duas fronteiras, o que nos dá portanto um diferencial. Além disso, recebemos muitos eventos MICE, principalmente de empresas do Paraguai”.

A WAM Experience, rede com mais de 10 hotéis e resorts no Brasil, também registrou crescimento expressivo no número de turistas estrangeiros de 2024 para 2025. No Dom Pedro Laguna, no Ceará, há forte presença de visitantes europeus; já o Búzios Beach Resort (RJ) recebe muitos turistas da América do Sul. O Ondas Praia Resort (BA) também apresentou aumento nesse público.

“Estamos percebendo um movimento consistente de turistas estrangeiros em nossos resorts. Esse crescimento reforça assim a força do turismo brasileiro no cenário internacional e a diversidade de experiências que o país pode oferecer”, destaca Welder Gava, diretor comercial de hotelaria e parks da WAM Experience.

Leia também ABAV Expo 2025: destaque para o papel dos agentes de viagens e celebração pelo recorde de turistas estrangeiros
Visited 1 times, 1 visit(s) today