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Feira EBS 2025 revela maturidade ESG entre expositores e debate desafios do setor

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A Feira EBS 2025, que oferece uma imersão em temas centrais para o futuro dos eventos corporativos, incentivos e experiências, reafirmou seu compromisso com o ESG (Ambiental, Social e Governança) ao promover uma ampla discussão sobre o tema e apresentar os resultados de uma pesquisa inédita de maturidade ESG aplicada a 90 marcas. A pesquisa foi formatada e conduzida pela Criativista ESG4, com apoio do Grupo R1.

Feira EBS 2025 revela maturidade ESG entre expositores e debate desafios do setor
MICE Brasil 2025

O levantamento foi dividido em dois recortes, hotelaria e eventos, e revelou importantes avanços no setor. Como referência para o setor hoteleiro, foi usado o framework “Hotel Sustainability Basics” (Fundamentos da Sustentabilidade Hoteleira), do World Travel & Tourism Council (WTTC), que destaca 12 pontos primordiais de avaliação para o engajamento de hotéis aos princípios ESG, avaliando assim três dimensões: gerenciamento e eficiência, impactos ambientais e ações sociais.

No segmento hoteleiro, os dados mostraram um elevado grau de adesão às práticas sustentáveis. Todos os hotéis participantes afirmaram reduzir consumo de água e energia, eliminar uso de canudos e misturadores de plásticos, oferecer alternativas vegetarianas no cardápio, assim como manter programa de reuso de roupa de cama para o mesmo hóspede.

Todas essas iniciativas estão consolidadas. Ações sociais e redução das desigualdades fazem parte da rotina. Ainda assim, apenas 50% monitoram e reduzem a emissão de CO2, e a compensação de carbono foi apontada como prática regular por apenas um estabelecimento. A redução de resíduos também permanece portanto como desafio.

No recorte de Eventos, a referência utilizada foram os 12 compromissos do setor B2B. Eles foram desenvolvidos pela UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), refletindo critérios da UFI (The Global Association of the Exhibition Industry). Segundo a pesquisa, 86,2% dos respondentes valorizam eventos que seguem diretrizes ESG. Já 69% acreditam que suas próprias empresas devem adotar os critérios ESG em eventos.

Esses dados embasaram o painel “Maturidade ESG em eventos”, durante o Congresso MICE Brasil. Ele reuniu Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1; Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte; e Leandro Pimenta, CEO da tg.mob, para uma conversa franca sobre os caminhos e os obstáculos da implementação do ESG no setor. A mediação ficou a cargo de Alexis Pagliarini, CEO da Criativista ESG4.

“Aos poucos, o ESG tem deixado de ser uma iniciativa pontual e tratada de forma isolada para, gradualmente, tornar-se parte integrante do planejamento estratégico e da gestão das empresas, que chamamos de ESG 2.0. Apesar disso, muitas organizações ainda estão nos primeiros passos. Ações como essa são essenciais para impulsionar esse processo de transformação”, destacou Alexis Pagliarini, coordenador da pesquisa.

As falas dos convidados reforçaram dessa forma a urgência de avançar na responsabilidade ambiental e social com coerência e compromisso. Eles destacaram que práticas responsáveis exigem mudanças estruturais e ação contínua. A governança foi apontada como o ponto mais delicado para muitas empresas, que ainda confundem sustentabilidade com ações pontuais ou de marketing.

Representantes do setor lembraram que a mudança precisa ser puxada pelas grandes empresas. Além de ser incentivada pela legislação, mas que começa, sobretudo, com escolhas éticas e consistentes.

Feira EBS 2025 revela maturidade ESG entre expositores e debate desafios do setor
Alexis Pagliarini, CEO da Criativista ESG4; Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1; Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte; e Leandro Pimenta, CEO da tg.mob

“A maturidade ESG no setor de eventos corporativos ainda está em construção, mas os dados mostram que estamos no caminho certo. Ao trazer esse debate para o centro do Congresso MICE e ouvir líderes do setor, a Feira EBS cumpre assim seu objetivo de impulsionar mudanças reais. ESG não é tendência passageira, é uma exigência de mercado, da sociedade e do planeta”, afirmou Marcello Baranowsky, CEO do Grupo EBS.

O sucesso da 23ª edição, que aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, mostra assim a importância da Feira EBS e sua programação conjunta no calendário de eventos e planeja novas expectativas e uma agenda diferenciada para o próximo ano. Em 2026, a 24ª edição está confirmada para os dias 27 e 28 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

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