A Embratur e a Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS) formalizaram, no dia 4 de dezembro, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que marca um passo histórico para o fortalecimento da presença do Brasil no mercado global de turismo de natureza. A assinatura, realizada na sede da Agência, em Brasília, estabelece uma agenda conjunta para qualificar, estruturar e promover os produtos e experiências brasileiras voltadas ao Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS), segmento em expansão e cada vez mais valorizado internacionalmente.

O ACT reúne metas que ampliam a competitividade do país no ecoturismo, entre elas: fomentar parcerias público-privadas, identificar experiências qualificadas para promoção no exterior, fortalecer a rede integrada entre operadores e prestadores de serviços, além de compartilhar dados, estudos, imagens e conteúdos essenciais às ações promocionais da Agência. A cooperação também orienta a estruturação de novos produtos alinhados às melhores práticas de turismo responsável e sustentável, destacando a conservação da biodiversidade como ativo econômico.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Acordo consolida um movimento iniciado ainda em 2024, que agora ganha força institucional. “O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta, e transformar essa riqueza em oportunidades para o turismo sustentável é uma estratégia de Estado. Este acordo com a TOVS simboliza nossa determinação de profissionalizar o segmento. E apresentar ao mundo experiências de natureza que geram renda, conservam o território e fortalecem comunidades locais”, afirmou Freixo. Na ocasião, o presidente anunciou que a Embratur participará da Feira Global Bird Fair. O evento é a mais tradicional feira do segmento no mundo e ocorrerá em Rutland, Reino Unido em 2026.
A presidente da TOVS, Roséli Azi Nascimento, destacou que a parceria chega no momento exato em que o Brasil avança na estruturação de produtos internacionais focados na observação da vida silvestre. “Estamos construindo um ecossistema sólido, profissional e integrado. A união com a Embratur potencializa nossa capacidade de mostrar ao mundo um Brasil que acolhe, encanta e conserva. É uma vitória para o setor, para as comunidades envolvidas e para o meio ambiente”, afirmou Roséli.
ACT
Da Embratur, participaram da assinatura do ACT, o presidente Marcelo Freixo, o Gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, Alexandre Nakagawa, e o colaborador da Gerência de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, Érison Ribeiro. Da Associação TOVS estiveram presentes a presidente Roséli Azi Nascimento, a vice-presidente Suzi Camargo e as associadas Ester Ramirez, Catarina Tokatjian e Cecília Licarião.
Principais ações
A Embratur vem ampliando de forma inédita sua atuação no segmento, para isso, em maio deste ano, promoveu um famtour com operadores britânicos na Bahia. Além disso, garantiu a presença oficial do país no Global BirdFair 2025, na Inglaterra, ao lado da TOVS. O investimento foi decisivo para posicionar o birdwatching brasileiro entre os mais desejados do planeta.
Dados
O Turismo de Observação de Vida Silvestre cresce de forma acelerada no país: 70% dos praticantes iniciaram a atividade na última década. O Brasil é líder mundial em biodiversidade, com mais de 12 mil espécies catalogadas, incluindo quase duas mil aves. O país conta com nove títulos de Patrimônio Natural da Humanidade reconhecidos pela Unesco.
A assinatura do ACT reafirma o trabalho da Embratur em diversificar a oferta turística, ampliar a entrada de visitantes internacionais e consolidar o Brasil como potência global em turismo de natureza.




