A Embratur apresentou, na segunda-feira (21/07), o Plano Brasis 2025–2027, novo plano de marketing turístico do país. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, tem como objetivo reposicionar o Brasil como uma potência no turismo internacional.

Substituto do antigo Plano Aquarela (2004–2020), o Plano Brasis foi idealizado para reposicionar o país como destino turístico global, com foco em diversidade cultural, autenticidade e sustentabilidade. Mais do que atrair visitantes, o plano busca valorizar e integrar ativamente os pequenos negócios à cadeia turística nacional.
Com cerca de 97% das empresas do setor turístico brasileiro classificadas como micro ou pequenas — incluindo pousadas familiares, guias autônomos, restaurantes regionais e artesãos — o Sebrae desempenha dessa forma um papel central no planejamento e na implementação do Plano Brasis.
Ele prevê ações específicas para capacitar e integrar esses empreendimentos em feiras, plataformas digitais e campanhas internacionais, ampliando assim a visibilidade do país e o acesso a mercados globais.
Entre os principais resultados esperados até 2027, o Plano Brasis busca receber até 8,1 milhões de turistas internacionais por ano e alcançar US$ 8,2 bilhões em receita cambial. Ele irá distribuir os benefícios do turismo por todas as regiões do Brasil, com ênfase na inclusão de pequenos empreendimentos locais.
O Plano Brasis representa portanto uma retomada e evolução da estratégia internacional de promoção turística do Brasil, estruturada em cinco pilares: sustentabilidade, inovação, conexões autênticas, inteligência de mercado e estímulo a negócios.
Sua execução será regionalizada e orientada por dados, com atenção especial aos pequenos negócios turísticos — fortalecidos por parcerias, capacitação e maior visibilidade internacional —, consolidando assim o Brasil como um dos destinos mais atrativos do mundo até 2027.