Alain Baldacci, presidente do Conselho Gestor do Distrito Turístico Serra Azul, um dos principais polos de entretenimento e turismo do Estado de São Paulo, recebeu na sede do DTSA em companhia do seu diretor executivo Pedro Ivo, a visita do diretor do Escritório da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, e do secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, assim como de Gustavo Grisa e Eduardo Madeira, consultores da InvestSP junto à SETUR-SP.

A comitiva discutiu formas de cooperação estratégica entre a ONU Turismo, Governo do Estado de São Paulo e os municípios que compõe os Distritos Turísticos paulistas, para desenvolveram planos conjuntos e ações estratégicas que facilitem a captação de substanciais novos investimentos públicos e privados na consolidação deste inédito conceito de um produto turístico integrado, no Brasil.
Os participantes consideraram, entre os aspectos discutidos, quesitos como financiamentos internacionais para infraestrutura dos municípios, empréstimos financeiros a empreendedores com eventuais novos formatos de juros e a constituição de garantias e recursos para promoção e divulgação.
Embora estas não sejam as atribuições diretas do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, recém-inaugurado no Rio de Janeiro, o apoio institucional da organização pode abrir portas que cooperem para estes objetivos, ampliando ainda mais o papel estratégico dos DTs na economia paulista.
O DTSA, por sua relevância e localização estratégica, desponta como ambiente privilegiado para o desenvolvimento de projetos-piloto alinhados às diretrizes globais da entidade.
A iniciativa reforça portanto o compromisso do Governo do Estado de São Paulo em consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável e competitivo, em sinergia com os objetivos da agenda internacional.