Início Cultural Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar...

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

13
0
COMPARTILHAR

Uma serenata, ao contrário, anima as noites de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. É a Vesperata, espetáculo musical, onde músicos se apresentam nas janelas e sacadas dos casarões históricos enquanto o público assiste ao show na rua.

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

A cada apresentação, os espetáculos na cidade atraem turistas de vindos de todos os cantos do Brasil, assim como uma simples ópera é capaz de levar um ouvinte ao século XVIII.

A experiência começa ao avistar pelo horizonte a despedida do sol, que ao mesmo tempo anuncia a chegada da alegria da noite: bem-vindos a Diamantina! A ideia da Vesperata na cidade surgiu com o objetivo de transportar o público às tradicionais serenatas. A cidade cultivava essas tradições com frequência em décadas passadas, mantendo um costume trazido da Europa. O cenário é perfeito para famílias que viajam a destinos em busca de bem-estar e lazer.

“Esse é sem dúvidas, um espetáculo de tirar o fôlego. E fica ainda mais interessante que tudo acontece ao ar livre, trazendo a originalidade das serenatas, o contexto do belo, muito bem destacado pelas composições e porque não da nossa arquitetura. Na verdade, a Vesperata é uma serenata invertida. Ao invés dos músicos ficarem na rua, eles ficam do alto das sacadas de nossos casarões históricos. É realmente algo indescritível”, detalha o prefeito da cidade de Diamantina, Geferson Giordani Burgarelli.

O grupo, formado por dezenas de músicos, sob a regência do maestro que com a singelo comando de suas batutas, orquestram as apresentações com um frenético ritmo musical que propaga pela famosa rua Quintanda, cujo o som é possível ser apreciado das ruas vizinhas. Não há família, comerciante ou turista que resista à animação da banda.

Para o prefeito, o som que se propaga pela rua dá a impressão de que todos construíram intencionalmente o cenário da tradicional via para esse momento. “Tudo combina harmoniosamente e esse é um dos mais interessantes aspectos que a nossa cultura de Diamantina se orgulha. Talvez o posicionamento das sacadas dos casarões em locais altos provoque essa sensação de evento, de algo novo por vir, de encantamento. E os nossos turistas sempre saem extasiados daqui”, pontua.

As primeiras vesperatas surgiram ainda em meados da década de 1990. Um grupo de amigos, reunidos em um bar, decidiu levar alguns músicos para a sacada numa serenata ao contrário como uma forma de homenagem aos músicos e a música da cena cultural. Foi quando viram que aquele acontecimento poderia se tornar um evento novo, voltado ao público local e turístico, contudo, com obras musicais empolgantes.

Um evento que não pode ser perdido

Neste ano, a Vesperata de Diamantina já conta com as datas confirmadas para as próximas apresentações. A E&B Produções, empresa que trabalha na organização do evento, anunciou que as apresentações de julho serão sempre aos sábados, nos dias 5, 12 e 19 de julho de 2025. Para apreciar esse momento, o público pode adquirir os ingressos que já estão disponíveis para venda na plataforma Sympla.

Entretanto, como a Vesperata é um evento muito procurado pelo público, a dica da organização é de que seja fundamental ficar atento ao início para não deixar para adquirir o ingresso para a última hora, a fim de garantir a presença no espetáculo.

Vesperata de Diamantina

Datas das Apresentações: 5, 12 e 19 de julho de 2025

Local: Rua da Quitanda, Diamantina, MG

Ingressos: Disponíveis clicando aqui. (vendas sujeitas a esgotamento rápido devido à alta demanda)

Leia também Minas Gerais lidera tendências nacionais e transforma cultura em motor do turismo
Visited 6 times, 6 visit(s) today