As projeções para 2026 apontam para um ano intenso, dos mais movimentados da última década para as viagens corporativas no Brasil. Os números que vêm sendo divulgados pelo setor respaldam o crescimento. Um relatório da Alagev indica o Brasil como o 10º maior mercado de viagens e despesas corporativas do mundo, movimentando cerca de US$ 30,5 bilhões ao ano.

Enquanto isso, uma reportagem da InfoMoney mostra tendência inversa para as dinâmicas on-line: ações de empresas como o Zoom caíram de US$ 559 em outubro de 2020 para cerca de US$ 73 em agosto de 2025.
“As reuniões on-line irão continuar a todo o vapor, porém 2026 certamente registrará mais deslocamentos, mais presença física e mais reencontros profissionais”, diz Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagem, que também registrou aumento da demanda corporativa em todo o ano de 2025.
Dados da VOLL registrados a partir de um estudo com 750 mil usuários de seu app, apontou um crescimento de 47% no volume de viagens de janeiro a março de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No mesmo ritmo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou que o setor faturou R$ 1,21 bilhão em agosto de 2025 — 2,41% a mais do que no mesmo mês de 2024. Serviços aéreos representaram quase 60% desse volume (R$ 722 milhões), seguidos pela rede hoteleira (R$ 368 milhões), reforçando que o ecossistema da mobilidade corporativa vem movimentando a economia de forma consistente.
Além dos custos com hospedagem e passagens aéreas, cresce também a preocupação das empresas com proteção e gestão de riscos — e, com isso, aumentam os investimentos em seguros. “Hoje, uma etapa decisiva desse planejamento é a contratação de seguros empresariais e do seguro viagem corporativo, que resguarda tanto o colaborador quanto a empresa de imprevistos que podem comprometer compromissos estratégicos e até a continuidade da viagem”, destaca Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagem.
Para ele, viajar a trabalho é uma experiência rica, mas também repleta de desafios. Problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem, atrasos de voos e cancelamentos podem transformar uma agenda produtiva em transtorno. “O seguro viagem corporativo, nesse cenário, surge como uma proteção fundamental, pois oferece coberturas específicas para as necessidades do ambiente de negócios”, explica Hugo.
Ele contempla assistência médica e odontológica emergencial, repatriação em caso de percursos internacionais, indenização por acidentes pessoais, extravio ou atraso de bagagem, cancelamento ou interrupção de viagem e até apoio especializado em situações próprias do contexto profissional, como viagens urgentes ou compromissos que não podem ser adiados.
Além de proteger o colaborador, o seguro reduz, ainda, os riscos financeiros para a empresa. “Quando a empresa contrata um seguro corporativo, ela está protegendo patrimônio, agenda e reputação. Isso dá tranquilidade para que gestores e colaboradores mantenham o foco no que realmente importa: fechar negócios, desenvolver projetos e fazer a empresa crescer”, explica Hugo. Segundo ele, esse movimento também fortalece a cultura interna de proteção e cuidado. “O seguro viagem corporativo é um sinal claro de que a empresa valoriza seus colaboradores e quer garantir que todos tenham condições de trabalho seguras — inclusive longe da matriz.”
A contratação pode ser feita de diferentes formas, como apólice anual (indicada para quem viaja com frequência), seguro avulso (por viagem) ou banco de dias (modelo flexível para empresas sem previsão exata de deslocamentos). A escolha depende do perfil de cada organização, mas a orientação é que a decisão leve em conta volume de viagens, destinos, grau de risco, histórico da empresa e a complexidade do trabalho executado em outros países.
“Planejamento e segurança caminham juntos. Quando a empresa se prepara de forma estratégica e garante a proteção adequada, ela fortalece assim sua operação, evita prejuízos e dá às equipes a confiança necessária para focar no que realmente importa: fazer negócios”, conclui Reichenbach.
A Real Seguro Viagem atua há quase duas décadas no mercado, oferecendo soluções corporativas e individuais para viajantes em todo o mundo. Reconhecida pela variedade de planos e pela plataforma intuitiva que compara os melhores preços e coberturas, a empresa atende viajantes de negócios, turistas, grupos e equipes corporativas, sempre com atendimento 24 horas.




