A Carreta da Alegria não foi feita para ficar parada. Símbolo de diversão itinerante, cheia de luz, cores, música e dançarinos fantasiados como personagens como Chaves e Super Mario, a atração acaba de inaugurar seu primeiro ponto fixo na história da marca.

Com investimento de R$ 100 mil, o projeto foi pensado para aprimorar a experiência do público sem perder o espírito divertido e mágico que marcou sua trajetória de mais de 40 anos no estado – o negócio de família começou por volta de 1980 pelas mãos do avô da advogada Maria Antonia Schimaneski, que hoje comanda a operação.
De olho em uma jornada imersiva, os fãs da atração podem comprar os bilhetes no mesmo local que serve como ponto de embarque e desembarque do passeio. Lá também estão todas as marcas ligadas à Carreta da Alegria. Como a loja de doces e sobremesas Mundo Doce e os souvenirs da atração, caso dos copos, camisetas personalizadas e miniaturas do automóvel, em luzes e cores, mais conhecido do Paraná.
A proposta é que o visitante percorra todas as etapas da experiência no mesmo espaço. Da compra do ingresso ao tempo de espera para entrar na Carreta, passando pelas fotos com os personagens ao final do passeio. E que tudo seja experiência do cliente. O layout foi projetado para guiar o consumidor, o seu olhar e suas emoções, de forma intuitiva. Ele incentiva a permanecer mais tempo no local. E assim estimula a explorar diferentes ambientes e produtos e manter contato constante com a marca ao longo de toda a jornada.
“Ao final, a ideia é que todos levem um pouco da magia da Carreta. Na memória, no coração, em itens colecionáveis e até no paladar, com nossas sobremesas inspiradas na alegria. A partir de agora, o passeio começa antes mesmo da Carreta engatar a primeira marcha”, conclui Maria Antonia.

Entre os principais fatores levados em conta para o projeto estão o tempo de permanência dos clientes durante a experiência, que dura de 45 minutos a uma hora, e a diversidade dos fãs da atração. “É um local feito portanto para criar novas memórias em crianças de dois ou três anos. Mas também em senhoras de setenta ou oitenta anos”, explica a empresária. Além disso, foi preciso criar espaços funcionais para estoque de materiais e condições de acesso fácil aos produtos. Tudo para garantir assim um atendimento rápido e de qualidade. Detalhes como o néon e o letreiro característicos do veículo estão presentes no design para o efeito de imersão desejado.
Segundo Priscila Poli, designer e empresária à frente da Casamar e responsável pelo projeto, todo o trabalho foi desenvolvido em tempo recorde. Em cerca de noventa dias, a Casamar elaborou o projeto e coordenou sua implementação junto à equipe de execução, contratada à parte por Maria Antonia, para assegurar que cada etapa fosse realizada de acordo com o planejamento e dentro do prazo, a tempo da alta temporada de verão 2025/2026 — principal foco de turnê da marca.
“Ela precisava de tudo pronto antes do início da temporada de férias”, explica a especialista. “Por isso, agilizamos o desenvolvimento do projeto e acompanhamos de perto todo o processo. Mesmo com a execução sendo realizada por uma equipe escolhida pela cliente, e não pela Casamar. Nosso cuidado foi garantir assim a coordenação entre projeto e obra. Sempre orientando a equipe responsável para que o resultado final estivesse fiel ao que foi desenhado”, completa Priscila. Segundo ela, a proposta foi criar dessa forma um ambiente em que “as pessoas se conectem com outras pessoas, celebrando, fazendo festa e espalhando felicidade, exatamente como a Carreta da Alegria está acostumada a fazer”.

Disney World e a experiência do cliente
A amizade das duas empresárias está, desde o início, relacionada com o apreço pelo conceito de jornada do cliente. Maria Antonia conheceu Priscila Poli em um curso na Disney World, realizado em abril de 2024. O objetivo era se familiarizar com os bastidores da empresa e aprofundar assim o conhecimento em técnicas para melhorar a experiência do consumidor. “A Carreta da Alegria pode até não estar ali e, mesmo assim, na nova sede, o cliente vai se sentir dentro dessa viagem inesquecível”, resume Priscila. Agora com ponto fixo, além de Guaratuba, onde faz parte do calendário oficial da cidade, a marca Carreta da Alegria está presente em Foz do Iguaçu e Ponta Grossa e faturou cerca de R$ 5 milhões no ano passado.




