O Brasil reafirma sua posição como um dos destinos mais completos e desejados do mundo ao ser indicado a três das mais importantes categorias do World Travel Awards 2025. O país é finalista nos prêmios de “Melhor Destino de Cruzeiros do Mundo”, “Melhor Destino de Patrimônio Histórico do Mundo” e “Melhor Destino de Natureza do Mundo”. A nomeação coloca os destinos nacionais na mais alta vitrine do turismo global, disputando o reconhecimento máximo do setor com outras potências.

A indicação nas categorias “World’s Leading” representa o mais alto patamar da premiação, sendo um reconhecimento da excelência e da vasta gama de atrativos que o Brasil oferece. A diversidade natural, a riqueza cultural e histórica e a crescente infraestrutura para o turismo marítimo foram os pilares para esta tripla nomeação. A conquista do prêmio consolida o país não apenas como um destino de excelência, mas como um líder global na definição de tendências de viagem.
A decisão final está agora nas mãos de profissionais do setor e do público em geral. A janela de votação global estará aberta até o dia 26 de outubro de 2025. Profissionais de turismo, imprensa especializada e consumidores podem votar nos seus favoritos diretamente no portal oficial do World Travel Awards. O engajamento do público é fundamental para que o Brasil possa conquistar esses importantes títulos.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, pede que as pessoas votem nos destinos finalistas, para impulsionar o reconhecimento internacional do país como liderança no turismo. “A indicação do Brasil em três categorias do World Travel Awards 2025 só comprova o momento extraordinário que o turismo internacional está vivendo no nosso país”, lembra.
“Ser finalista como Melhor Destino de Cruzeiros, Melhor Destino de Patrimônio Histórico e Melhor Destino de Natureza do Oscar do Turismo reafirma a diversidade de destinos do Brasil, com uma biodiversidade incomparável, riqueza cultural e a hospitalidade do nosso povo. Agora, chamamos o trade e o público para votar em peso até 26 de outubro para que possamos seguir nos consolidando como um líder global no turismo”, completa Freixo.
Na América do Sul
O Brasil conquistou seis prêmios na 32ª edição do World Travel Awards (WTA) para a América do Su. O Rio de Janeiro (RJ) foi a grande estrela. A hotelaria nacional também recebeu reconhecimento pela sua excelência. A organização anunciou a premiação ao público geral na terça-feira, dia 30 de setembro. O Brasil havia recebido 11 indicações. Dessas, a cidade maravilhosa foi premiada em três categorias de prestígio: Melhor Destino de Praia da América do Sul, Melhor Destino para “City Break” da América do Sul, e Melhor Destino de Eventos e Festivais dessa parte do continente.
Já a hotelaria brasileira demonstrou sua qualidade com o reconhecimento de importantes estabelecimentos. O Melhor Resort de Praia da America do Sul ficou com o Tivoli Ecoresort (Praia do Forte, BA); Melhor Resort de Família da America do Sul reconheceu o Clara Arte Resort (Inhotim, MG); e o Melhor Quarto de Hotel da América do Sul ficou com o Penthouse do Copacabana Palace (Rio de Janeiro, RJ).
Recorde histórico
Marca nunca antes atingida pelo país, o Brasil já recebeu mais de 7 milhões de turistas estrangeiros em um mesmo ano. Setembro registou o maior número de chegadas de turistas internacionais da série histórica para o mês: 570.934 visitantes. Com esse resultado o acumulado dos nove meses de 2025 alcançou 7.099.237 turistas internacionais, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. Comparado ao mesmo mês de 2024, setembro teve um crescimento de 28,2%.
Com esse desempenho, o país ultrapassou, em apenas nove meses, o recorde anual anterior, de 2024, quando 6.773.619 visitantes estrangeiros vieram ao Brasil. O desempenho até aqui também supera a meta anual estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Ele previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. O objetivo foi superado em 2,9% ainda no nono mês do ano, estabelecendo um novo recorde histórico para o período.