Início Eventos Balanço final da WTM Latin America 2025 apresenta crescimento em todos os...

Balanço final da WTM Latin America 2025 apresenta crescimento em todos os indicadores estratégicos

88
0
COMPARTILHAR

A WTM Latin America 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, alcançou resultados expressivos em todos os indicadores. Os números confirmam a consolidação do evento como a principal plataforma de negócios e relacionamento para o turismo na América Latina, refletindo a força do setor e sua capacidade de se reinventar diante de um cenário cada vez mais dinâmico.

Balanço final da WTM Latin America 2025 apresenta crescimento em todos os indicadores estratégicos
Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America

Ao todo, a feira recebeu 32.026 profissionais de turismo. O número é 9,5% superior ao conquistado na edição anterior que já havia sido o maior da história do evento. A audiência qualificada – Buyers Club, Hosted Buyers e agentes de viagens – também cresceu com a participação de 3.121 de membros do Buyers Club (+5%), 80 de participantes do programa da WTM Latin America Hosted Buyers Powered by Embratur (+7%) e de 8.615 agentes de viagens (+7%).

Com 837 marcas expositoras, o evento registrou crescimento de 5% em relação ao ano anterior. A organização ampliou a área de exposição, que agora totaliza 8.168 metros quadrados — uma expansão de 10% em relação a 2024. Empresas representantes de 49 países estiveram presentes no pavilhão, 20% a mais do que o último ano, demonstrando a relevância internacional do encontro.

Na prática, esses indicadores se traduzem em mais oportunidades e eficiência para quem participa da feira. Em 2025, a ferramenta de agendamento WTM Lat Meet foi utilizada para a marcação de 7.338 reuniões, um crescimento de 6% em relação a 2024. A adoção do aplicativo de gerenciamento de leads também evoluiu, alcançando 50% de uso pelos expositores.

Ainda que o número total de leads coletados tenha sofrido leve retração (46.213 em 2025 contra 46.862 em 2024, queda de apenas 1%), a estreia da ferramenta Colleqt, que permite a captura de dados via QR Code, gerou 9.192 novos leads, sinalizando uma diversificação nas formas de coleta e qualificação de contatos.

Neste ano, sob o tema “Where Tech Meets Touch”, a feira mostrou, em cada espaço, ferramenta, painel e conexão feita no pavilhão, que o futuro do turismo passa pelo equilíbrio entre inovação e humanização. A tecnologia esteve presente como aliada estratégica, mas o toque humano — a escuta, o encontro e o olhar atento — foi o que tornou cada dado, cada lead, cada número, um elo real de valor entre marcas e profissionais.

Os três teatros temáticos reuniram mais de 70 palestras, painéis e treinamentos, número que supera as 54 capacitações realizadas em 2024. Os espaços também sediaram as concorridas sessões de Speed Networking com criadores de conteúdo e com compradores convidados, nacionais e internacionais. Outro destaque foi o número recorde de inscrições no Prêmio de Turismo Responsável que, neste ano, recebeu 164 projetos de 14 países latino-americanos.

Para Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America, os resultados desta edição refletem um setor em transformação, mas também em plena maturidade. “Os números e indicadores confirmam que o pavilhão é um espaço vivo de construção, onde dados viram decisões e conexões viram negócios. A cada edição, fortalecemos esse ambiente que mistura estratégia com afeto, planejamento com propósito. E é essa mistura que torna a experiência única para quem participa da WTM Latin America”, finaliza.

A edição 2026 já está confirmada. Será realizada nos mesmos dias e local: de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Leia também WTM Latin America: Elsa Petersen, da EM Marketing Communication, fala sobre a nova geração de viajantes
Visited 12 times, 1 visit(s) today