A nona reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) aconteceu na manhã de terça-feira (09), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (SETUR-SP), com muita receptividade por parte de seus integrantes e desta vez foi uma reunião híbrida (presencial e virtual).

Durante o encontro, a secretária-executiva Monica Samia — representando Roberto de Lucena, titular da Pasta —, junto com Ana Clemente, coordenadora de Turismo, assim como Aristides de La Plata Cury, secretário-executivo do Conturesp, apresentaram e analisaram temas de relevância do setor.
De início, Monica ressaltou que as seguintes entidades solicitaram passar as efetivas, para aprovação e votação do conselho: ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), ABIME (Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica) e SKAL (organização profissional de turismo global).
“Entidades que já foram referendadas e votadas pelo conselho, para passar as efetivas: ABBTUR, ABRAFESTA, IDTCEMA e SINDLOC aguardam a publicação e estas entidades, que estão pleiteando entrada, serão votadas pelo Conselho em outubro: ABLOVEX e CLIA. A realização de encontros do Conselho em locais externos foi um tema bem recebido por todos. O secretário-executivo Cury afirmou “que poderíamos também realizar nossas reuniões em Secretarias do Estado de São Paulo que fazem parte do nosso Conselho, para uma maior interação em prol do Turismo Paulista”, afirmou Monica Samia.
Monica, por sua vez, discorreu sobre encaminhamento dos aspectos formais do Conturesp para aperfeiçoamento do Conselho, como “Resolução Normativa – calendário do conselho para tratar de temáticas macro (apresentação de planejamento, calendário de feiras etc.) e nomeações; Convidados Externos: comunicar previamente à SETUR quando houver convidados e pautas que serão tratadas; as Demandas dos Conselheiros deverão ser apresentadas previamente e será estabelecido assim um prazo para resposta ao demandante – envio 15 dias antes da data da reunião; e convidar representantes do setor ou palestrantes para apresentar temáticas que agreguem valor ao trabalho do Conselho. E sugeriu “que, anualmente, é preciso manter Encontro com Conselhos Municipais de Turismo”, disse a secretária-executiva.
Na oportunidade, o conselheiro Bruno Omori destacou a realização do II Fórum de Turismo Esportivo do IDTCEMA na COB Expo 2025, evento oficial do Comitê Olímpico do Brasil, que acontece em 25 de setembro, das 12h às 15h, no Pro Magno Centro de Eventos – Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, Capital.
“Entre outros benefícios, tratará de Projeto Juntos pelo Esporte, transformando vidas e gerando portanto novos fluxos de turistas. Bom dizer também que o mundo Pet Friendly vem crescendo em São Paulo, especialmente em restaurantes e na hotelaria”, informou Omori. A conselheira Márcia Azeredo, diretora e gerente de Relações Institucionais na APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), destacou o Turismo Rural “que é uma bandeira que abrange grande parte dos 70 destinos da nossa entidade”, destacou Bruno Omori.
Por sua vez, Luiz Del Vigna, diretor executivo da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) foi enfático ao falar sobre o Abeta Summit 2025, realizado no município de Caraguatatuba, de 3 a 6 de setembro, em que a SETUR-SP realizou o I Seminário Paulista de Trilhas.
“O Programa SP Ecoaventura, que certifica empresas de turismo de aventura com implantação de Sistema de Gestão de Segurança (SGS), atendendo portanto aos requisitos da Norma ABNT ISO 21101, teve um momento especial durante o evento, com a entrega de certificados às 10 primeiras empresas que finalizaram o programa. A Abeta teve papel importante na certificação, pois preparou as empresas para receber avaliadores da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Enquanto no país há atualmente 20 empresas com a certificação, São Paulo terá, até o final do ano, cerca de 50 empresas com o SGS implantado, tornando-se o dessa forma Estado do Turismo de Aventura”, complementou Del Vigna.
O conselheiro Márcio Santiago, presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, noticiou que o nosso país está “bombando” quando o tema é turismo. E ressaltou: “o turismo brasileiro bateu recorde histórico no 1º semestre de 2025, com faturamento de R$ 108 bilhões, de acordo com a FecomercioSP e o IBGE”.
Ana Clemente, coordenadora de Turismo da SETUR-SP, elencou a importância das nossas 48 Regiões Turísticas do Estado de São Paulo, que contemplam 374 municípios. “Vale dizer da relevância do nosso Turismo Rural que já destaca as famosas Rotas do Café e do Vinho e, ainda este ano, vamos lançar as Rotas da Cachaça e do Queijo”.
Ana ainda deu destaque na reunião do Conturesp sobre o intenso trabalho da Secretaria em participar de diversos eventos para promover o Turismo Paulista, como por exemplo a Expo Cristã, Equipotel, Boat Show, todos na Capital e o ValorizaSP que acontece em Jundiaí. Boa notícia: Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP, informa que a Alesp consolidou na quarta-feira (10) o “Dia do Jornalista de Turismo”. A data oficial será 31 de julho, uma referência portanto à fundação da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).