Em uma reunião que reforçou os laços institucionais entre a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e o Ministério do Turismo (MTur), o ministro Celso Sabino recebeu o presidente da entidade, Ítalo Mendes, e a secretária executiva, Meyre France, para alinhar as prioridades e ações estratégicas para 2026. O encontro teve como foco o fortalecimento dos destinos turísticos brasileiros, a qualificação da gestão pública e a cooperação entre os entes federativos.

Durante a reunião, a Anseditur apresentou um projeto nacional de qualificação e formação profissional voltado às secretarias municipais de Turismo. Seu objetivo é ampliar a eficiência das administrações locais e aprimorar a execução das políticas públicas do setor. A proposta foi bem recebida pelo ministro, que destacou a importância da capacitação técnica como eixo estruturante do turismo sustentável e competitivo.
Outro ponto discutido foi o apoio do MTur aos eventos oficiais do calendário da Anseditur, considerados instrumentos essenciais para integrar as políticas regionais de turismo e fomentar a troca de experiências entre gestores municipais de todo o País.
Durante o encontro, Celso Sabino convidou a Anseditur para ser parceira na realização do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico da ONU. O evento pela primeira vez acontecerá no Brasil. Ele será realizado em fevereiro de 2026, na cidade de Santarém (PA) e reunirá líderes internacionais, chefs renomados, representantes do setor turístico e especialistas em sustentabilidade. A programação incluirá debates sobre inovação, cultura e desenvolvimento econômico por meio da gastronomia, reforçando a integração entre turismo e economia criativa.
“A iniciativa integra os compromissos do MTur com o Programa de Regionalização do Turismo e o Calendário Nacional de Eventos. Eles ampliam oportunidades para comunidades locais e fortalecem o turismo cultural e gastronômico como vetor estratégico de desenvolvimento regional”, destacou o ministro Celso Sabino.
Além do fórum, está prevista para o mesmo período a realização do Seminário de Destinos Turísticos da Amazônia. Ele vai reunir representantes públicos e privados para discutir cooperação, sustentabilidade e promoção do turismo amazônico.
A parceria entre o MTur e a Anseditur reafirma o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro. Além de valorizar as identidades regionais e consolidar uma agenda voltada à inovação, inclusão e qualificação.
Com a definição dessas prioridades, 2026 se desenha como um ano estratégico para o fortalecimento da gestão pública do turismo e para a projeção internacional do Brasil como destino de referência em gastronomia, cultura e sustentabilidade.




