Mais de 200 pessoas participaram de sessão solene em homenagem aos 89 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) no Senado Federal, na terça-feira, 02 de setembro. A celebração que ressaltou a importância da atuação da entidade na defesa do setor de turismo, também foi marcada pelo lançamento do livro “De Baixinho a Gigante – Como Manoel Linhares fortaleceu a hotelaria nacional”, que narra as ações dos quatro mandatos do atual presidente.
Autoridades, representantes e lideranças do trade turístico e os presidentes de 25 ABIH’s estaduais e hoteleiros de todo o país estiveram presentes ao evento que destacou o papel fundamental da ABIH Nacional, uma das entidades mais influentes do turismo brasileiro, na defesa institucional do setor hoteleiro.
Em seu discurso de agradecimento, o presidente da entidade, Manoel Linhares, falou sobre a importância do lançamento do livro que conta a história da sua gestão à frente da ABIH Nacional. “A verdade é que a história da ABIH Nacional nesses últimos anos se confunde com minha própria história, desse menino do interior do Ceará, do meu querido Crateus. O livro é o retrato da minha luta pela hotelaria, pelo seu desenvolvimento e por um Brasil melhor”, afirmou Linhares.
Manoel Linhares também lembrou o início da sua gestão à frente da entidade: “Quando assumi a presidência da ABIH Nacional, minha missão era clara, dar uma virada institucional. O primeiro passo foi comprar nossa sede própria. Criamos também a Frente Parlamentar Mista da Hotelaria e reposicionamos nosso setor, mostrando que ele é estratégico para a economia nacional. Mas a maior prova da nossa resiliência foi durante a pandemia. Naquele momento de crise, nossa voz se tornou um grito por justiça e por segurança. Fomos à luta e protagonizamos a implementação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirmou.
“Na época, trouxe a Brasília 2200 hoteleiros, representantes de 25 estados, além de reunir quase 300 assinaturas de deputados em defesa do programa. Também negociamos com o secretário da Receita Federal para garantir que ele seria auditado com transparência. Com isso, protegemos as empresas sérias e puniremos as que erraram”, completou.
O Senador Izalci Lucas, presidente da sessão e citado por Manoel Linhares como um grande defensor das pautas da hotelaria nacional, destacou a importância do setor.
“Não há turismo forte, sem hotelaria forte. A ABIH é protagonista de uma grande transformação que ocorreu nos últimos anos. Ao longo de sua história, soube se reinventar, apresentando caminhos e defendendo um segmento estratégico para o país. Hoje, celebramos também os trabalhadores que fazem da hotelaria um ofício diário. Que a entidade continue conduzindo a hotelaria e o turismo a patamares cada vez mais elevados. Nosso reconhecimento ao trabalho de Manoel Linhares e que venham muitas conquistas”, afirmou o senador.
Para o deputado Gílson Daniel, presidente da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, a ABIH se consolidou como a principal voz do setor através do diálogo responsável com os poderes Legislativo e Judiciário, destacando ainda a importância do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel). “A ABIH é fundamental na defesa dos interesses da hotelaria nacional. Seja através de suas ações junto ao poderes públicos, seja na troca de informações que realiza ao organizar o principal congresso do setor. Desde 2018, quando Linhares começou seu primeiro mandato, sua contribuição inestimável é reconhecida nacionalmente. A ABIH, sob seu comando, é uma instituição que soma forças com as entidades estaduais e vem conquistando resultados cada vez mais expressivos. Por isso, faço um reconhecimento: esse baixinho se mostra cada vez mais gigante”, declarou.
O Ministério do Turismo, representado pela secretária-executiva Ana Carla Lopes, participou da sessão solene pelos 89 anos da ABIH Nacional, reforçando a colaboração entre o ministério e a entidade.
“Essa parceria garante ações concretas que unem turismo, inclusão e desenvolvimento social. Descontos de 15% para mulheres que viajam sozinhas e para professores, modernização da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes e avanços da nova Lei Geral do Turismo. Com essa união, a hotelaria se fortalece, o turismo cresce e políticas públicas chegam a mais pessoas. Isso mostra como o setor é estratégico para o Brasil”, afirmou a secretária-executiva.

Visivelmente emocionado, Linhares encerrou a sessão agradecendo a presença de todos. Ele lembrou a importância da aproximação do setor com o poder público, citando as mobilizações no Congresso Nacional durante a reforma tributária. Elas garantiram uma alíquota diferenciada para o setor, com redução de 40% e agradeceu aos parlamentares. “Conseguimos nos mobilizar em busca de nossas reivindicações. E aqui queria agradecer o senador Izalci Lucas e, em seu nome, a todos os senadores e deputados pelo apoio na hora que mais precisávamos. Pela primeira vez, alcançamos um marco histórico: a palavra hotelaria foi incluída na nossa constituição”, finalizou.