Início Notícias Carnaval 2026 impulsiona recorde de contratações no setor de turismo, aponta Gupy

Carnaval 2026 impulsiona recorde de contratações no setor de turismo, aponta Gupy

7
0
COMPARTILHAR

A crença popular de que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval não condiz com a realidade do turismo. Com o feriado marcado para meados de fevereiro em 2026, a oferta de emprego já atinge marcas históricas. Um novo levantamento da Gupy, plataforma de IA para aquisição e gestão de pessoas, mostra que o setor de hospitalidade registrou um crescimento de 32% no número de contratações em janeiro, em comparação ao mesmo período de 2025.

Carnaval 2026 impulsiona recorde de contratações no setor de turismo, aponta Gupy
Em fevereiro de 2026, a oferta de emprego já atinge marcas históricas

O movimento sinaliza uma preparação antecipada de hotéis e pousadas, que buscam garantir equipes qualificadas para a alta demanda sazonal. O crescimento reflete o otimismo do mercado em uma das épocas mais importantes para o turismo nacional.

“Com 45 dias entre o Ano Novo e o Carnaval, a janela para formar e treinar equipes se tornou um “funil” crítico. Quem não garantiu o time no final de 2025 ou nos primeiros dias de janeiro, pode passar aperto durante o feriado. Garantir que as equipes estejam não só completas, mas também treinadas em tempo recorde, é o grande diferencial em um período de altíssima demanda e concorrência entre os prestadores de serviço. Essa antecipação em janeiro é o termômetro mais claro da preparação do setor”, analisa o executivo.

A movimentação para o feriado começou a ganhar tração ainda no final de 2025. O avanço nas contratações consolidou a retomada dos eventos de pré-carnaval e preparou o terreno para um 2026 recorde. O setor de transporte e logística acompanhou esse ritmo positivo, encerrando 2025 com uma alta de 11%, garantindo a infraestrutura necessária para o fluxo de turistas pelo país.

Na contramão, o segmento de alimentos e bebidas apresentou retração de 9,5% no ano, com queda acentuada de 18,5% no quarto trimestre. Isso aconteceu provavelmente devido à crise de falsificação com metanol, freando as contratações na reta final do ano.

Para Guilherme Dias, o cenário atual redefine os picos de contratação tradicionais: “O Carnaval de 2026 está sendo um fator importante para puxar a alta de empregos já no primeiro bimestre. Mas o sucesso dessa operação depende de uma preparação que começou em 2025. O setor de serviços registrou 14% mais vagas temporárias no quarto trimestre do ano passado. Agora, a expectativa é pelo ‘efeito transbordo’. A hotelaria vei operar em níveis recordes e o setor de alimentos e bebidas (que sofreu no fim do ano passado) deve encontrar na alta sazonal o fôlego necessário para virar o jogo e reverter a retração”.

“Essa antecipação deve se repetir ainda em 2026. Com a Copa do Mundo chegando, o RH vai precisar contratar e treinar os times ainda no primeiro semestre. Apostar em agentes de IA para acelerar esse recrutamento não é mais um diferencial. É a única forma de escalar a operação a tempo dos próximos eventos”, finaliza o executivo.

Leia também Brasil é o 7º país do mundo que mais gera empregos no turismo, aponta novo relatório do WTTC
Visited 7 times, 7 visit(s) today