O Carnaval de 2026 deve impulsionar fortemente a atividade turística no Brasil, com previsão de faturamento de R$ 18,6 bilhões apenas no mês de fevereiro, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Caso a projeção se confirme, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2011, com base em dados do IBGE. O desempenho reflete o momento positivo vivido pelo setor, sustentado pelo aumento da renda, pela geração de empregos e pela desaceleração da inflação, fatores que fortalecem o consumo e estimulam as viagens pelo País.
Mesmo com o Carnaval sendo ponto facultativo, a data tradicionalmente movimenta intensamente a cadeia do Turismo, com destaque para os segmentos de transporte aéreo e rodoviário, hospedagem, locação de veículos, alimentação e entretenimento.
Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a expectativa é de que a festa consolide o bom momento do setor e gere oportunidades em todas as regiões do país. “Esses R$ 18,6 bilhões projetados mostram a força do Carnaval como indutor do turismo e do desenvolvimento econômico. É um período que movimenta milhões de brasileiros, gera emprego e renda. Além de fortalece os pequenos e médios negócios e valorizar nossa cultura e os destinos nacionais”, destacou.
Além das grandes viagens, os deslocamentos regionais e de curta distância também contribuem de forma significativa para a economia local. Eles beneficiam hotéis, pousadas, bares, restaurantes, guias de turismo e prestadores de serviços em destinos urbanos e litorâneos. “O empresário do Turismo pode se beneficiar do potencial aumento de receita nessa esteira do segmento de lazer. Ele começa em dezembro e se estende até o Carnaval”, destacou o presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze.
A programação de blocos de rua, eventos culturais e festas em capitais e cidades turísticas amplia o fluxo de visitantes. Isso aquece o comércio, reforçando o papel do Carnaval como um dos principais motores da temporada de verão.
Destinos e foliões
Levantamento da plataforma Booking.com aponta que destinos como Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG) lideram as preferências dos viajantes. Eles contemplam diferentes perfis de público, desde quem busca combinar praia, calor e grandes festas até aqueles que querem aproveitar intensamente a folia urbana. Entre os turistas internacionais, cidades como Florianópolis (SC) e São Paulo (SP) também figuram entre os destinos mais desejados para o período.
Além disso, a expectativa é que mais de 65 milhões de foliões devam sair às ruas em todo o Brasil. O número representa um aumento expressivo de 22% em comparação com 2025. As capitais continuam sendo os grandes polos dessa celebração, atraindo visitantes de todos os cantos do mundo. Os dados são das Secretarias de Turismo estaduais.
Juntas, as principais cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Olinda e Recife, devem reunir mais de 40 milhões de pessoas, impulsionando a ocupação hoteleira e movimentando o setor de serviços.




