Início Notícias Walter Teixeira assume presidência da Skal Internacional Brasil com foco em rejuvenescer...

Walter Teixeira assume presidência da Skal Internacional Brasil com foco em rejuvenescer e expandir a entidade

11
0
COMPARTILHAR

Durante a Abav Expo 2025, realizada de 8 a 10 de outubro no Rio de Janeiro, a Skal Internacional Brasil promoveu a cerimônia de passagem do colar da presidência, marcando o encerramento da gestão de Vera Lucia de Camillis (Skal Porto Alegre) e a posse de Walter Teixeira (Skal São Paulo) à frente da nova diretoria nacional para o biênio 2025–2027.

Walter Teixeira assume presidência da Skal Internacional Brasil com foco em rejuvenescer e expandir a entidade
Walter Teixeira e Vera Lucia de Camillis

Pela primeira vez na presidência nacional, Teixeira já presidiu o Skal São Paulo em duas ocasiões, entre 2011-2013 e 2022-2024. Agora, ele assume o comando de uma instituição que reúne profissionais do turismo em 84 países e mais de 12 mil associados espalhados por mais de 300 clubes. No Brasil, são cinco clubes ativos — Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus — e a expectativa é reabrir os de Joinville e Salvador no próximo ano.

“A ideia é abrir mais clubes durante minha gestão de dois anos. A Skal é uma entidade muito antiga, de 1934, e manter sua vitalidade exige renovação constante”, destacou o novo presidente.

Uma rede global de amizade e negócios

A Skal tem como base a amizade entre profissionais do turismo, unindo lideranças do setor em encontros e eventos que estimulam o networking e a geração de oportunidades. A palavra “Skal” vem do escandinavo e representa um brinde, cujas letras significam Saúde, Amizade, Longa Vida e Felicidade.

“Não somos uma entidade de classe, e sim uma rede de profissionais do turismo que se reúnem para celebrar a amizade. Da amizade vem o networking e, na sequência, os negócios”, explicou Teixeira. “Se quero ir à Índia, aos Estados Unidos, à Austrália ou à Argentina, encontro um skalega pronto para ajudar e indicar uma agência, operadora ou hotel.”

Desafio: rejuvenescer a Skal

Um dos principais desafios do novo presidente será atrair jovens profissionais para a entidade. Segundo ele, a Internet aproximou globalmente, mas também “desaproximou” as relações pessoais, especialmente entre os mais jovens.

“Precisamos rejuvenescer o clube, entender o que esse público busca e como podemos unir as gerações. Os jovens preferem experiências mais imediatas, e os mais experientes têm conhecimento a transmitir. A junção desses dois mundos pode ser muito rica”, afirmou.

Geralmente, a Skal realiza encontros, palestras, entre outros. Segundo Teixeira, entre essas ações estão eventos com temas contemporâneos, como inteligência artificial aplicada ao turismo, que prometem aproximar diferentes gerações de profissionais. “Será que conseguimos dar liga? É uma forma de um aprender com o outro. Essa é a nossa expectativa.”

Walter Teixeira assume presidência da Skal Internacional Brasil com foco em rejuvenescer e expandir a entidade
Walter Teixeira recebe o colar da presidência de sua antecessora

Foco nos jovens e no futuro

Recentemente, Teixeira participou de um congresso internacional em Cusco, no Peru, no qual foi apresentado um estudo realizado com jovens na cidade de Mérida. “Voltado exclusivamente para esse público, o evento reuniu cerca de 300 pessoas e foi um sucesso. A intenção foi atrair esse grupo para nosso quadro de sócios. Esse acontecimento virou um case que ganhou o título de Skal Jovem do Mundo”, comentou.

Reformular a relação da Skal com estudantes e recém-formados é uma das metas do atual presidente. Ele revela que houve uma experiência anterior com universitários do curso de Turismo, em São Paulo, mas não teve continuidade. “O aprendizado serviu para direcionar uma nova abordagem. Vamos focar em jovens já formados, de 25 a 35 anos, que iniciam suas carreiras e demonstram perfil de liderança. São eles que vão conduzir o futuro da Skal”, explicou.

Outra iniciativa inovadora será o projeto “Trampo Legal”, voltado a alunos do ensino médio. A proposta é despertar o interesse pela carreira no turismo por meio de mentorias, experiências em agências, hotéis e outros segmentos do setor. “Este projeto é vinculado ao Projeto LED – Luz na Educação, uma parceria entre a Globo e a Fundação Roberto Marinho que reconhece e apoia práticas educacionais inovadoras. A implementação nacional está prevista para 2026, com o envolvimento das regionais da Skal em todo o País.”

Walter Teixeira assume presidência da Skal Internacional Brasil com foco em rejuvenescer e expandir a entidade
Com seu colar de presidente do Skal Brasil Walter Teixeira posa ao lado de Vera Lucia de Camillis

O legado de Vera Lucia de Camillis

A ex-presidente Vera Lucia de Camillisdeclarou que as suas duas gestões foram bem complicadas, mas que conseguiu superar todos os problemas e deixava o cargo com o sentimento de dever cumprido.

“Assumi um clube falido e desacreditado. Fui reeleita e, durante a pandemia e as enchentes no Sul, enfrentamos grandes desafios. Com uma diretoria comprometida, conseguimos passar por esses percalços e recuperamos a Skal, que hoje está com as finanças equilibradas e o nome valorizado”,relatou.

Vera Lucia também ressaltou o avanço da representatividade feminina na entidade.“Fui a segunda mulher do meu Estado a presidir a Skal Brasil em 60 anos. Aos poucos, nós, mulheres, fomos conquistando nosso espaço. Agora, queremos mais associadas e uma Skal mais emancipada femininamente”, dissesalientando que é um privilégio ser skalega e ter exercido a função de presidente nacional.

Novos rumos

Com metas claras de rejuvenescimento, expansão e fortalecimento da rede de associados, a nova gestão de Walter Teixeira inicia um novo ciclo para a Skal Internacional Brasil. Apostando na união entre gerações, na formação de lideranças e na expansão dos clubes pelo País, a entidade pretende reforçar seu papel como uma das principais redes de profissionais de turismo do mundo, onde amizade, ética e colaboração se traduzem em oportunidades e crescimento para o setor.

Texto e foto: Acácio Morais
Leia também Skal Internacional São Paulo realiza viagem turística cultural e homenageia Eduardo Kobra
Visited 17 times, 17 visit(s) today