Com mais de 600 atividades gratuitas, o festival Virada Zen que reúne terapeutas, artistas e palestrantes encerra a edição de 2025 com um dia de grande celebração no Parque Ibirapuera.
O Brasil está entre os países com maiores índices de ansiedade, burnout, depressão e suicídios do mundo. A população da maior metrópole do país reflete e amplifica essa triste realidade. A saúde mental é o pilar central do bem viver. Ser zen, hoje, é buscar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Tô bem = Tô zen
A Virada Zen é um grande retiro urbano gratuito, criado com o propósito de oferecer à população um espaço de transformação pessoal e coletiva.
De 20 a 26 de outubro, o festival de saúde e bem-estar ocupará diversos locais da capital paulista com mais de 600 atividades gratuitas, entre shows, palestras, vivências e práticas para todas as idades.
Em sua quarta edição, o evento beneficiará milhares de pessoas de várias regiões da cidade, que terão acesso a experiências em espaços públicos e privados como o Parque Ibirapuera e o Centro Cultural São Paulo. Também participam os centros culturais Tendal da Lapa, Cidade Tiradentes, Santo Amaro, o Polo Cultural e Criativo da Chácara do Jockey, Teatro Flávio Império, Trovadores Urbanos e a Umapaz.
Dentre os centros de terapias da cidade que terão programação gratuita estão espaços como Canto da Alma, Kurma Spa, Akueran, Casa Sitah Ayurveda, Cura-te, Humaniversidade, Awake Yoga, Travessia, Helena, Solar e Prajna, entre outros.
Ioga, meditação, práticas corporais, terapias, workshops, shows, soundhealing, exposições, palestras, vivências e performances artísticas farão parte da programação.
Desde sua primeira edição, em 2016, a Virada Zen engaja centenas de profissionais multidisciplinares, instituições, lideranças espirituais, artistas e terapeutas em prol do autoconhecimento e do desenvolvimento humano. Em sua maioria as atividades são oferecidas por pessoas e espaços que aderem ao movimento, literalmente, pelo coração.
Reunidos sob três pilares — Consciência, Conhecimento e Conexão —, essa comunidade “do bem” atua voluntariamente com o objetivo de promover bem-estar social. Além de gerar uma onda positiva de transformação, acolhimento e do despertar para uma vida mais saudável mental, física e emocionalmente.

Entre as centenas de participantes estão: Monja Coen, Max Tovar, Sri Prem Baba, Fernando Belatto, Murilo Gun, Baby do Brasil, Alexandre Cumino, Antônio Peticov, Paulo Junqueira, Monge Satyanatha, Antônio Tigre & Juliana Terra, Izabella Camargo, Mariana Ferrão, Felipe Marx, DJ Dre Guazzelli, Fernanda Cunha, Renata Rocha, Prem Mukti Mayi, Ricardo Cury, Dani Black, Mariana Aydar, Marcelo Jeneci, Arthur Veríssimo, SITAH, MENA, Luana Ferreira, Ekanta, Dr. Fábio Gabas, Dr. Ruguê, Dr. Wilson Gonzaga, Marcos Rojo, Marluz Paiva, Xuxa Scherer, Pétria Chaves, Renata Mozzini, Clara Franke,dentre outros.
Este ano, o festival contará com a adesão da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, por meio do SEABEV’S, para promover as práticas integrativas complementares (PICs), disponíveis no SUS.
“São Paulo reflete o Brasil. Os índices de ansiedade, burnout e depressão seguem alarmantes. Falar em saúde mental, física e emocional é, hoje, absolutamente necessário diante do aumento progressivo desses casos. Se quisermos mudar o rumo de uma sociedade cada vez mais exposta à violência e ao conflito, é preciso unir propósito e ação”, resume Mariana Amaral, idealizadora da Virada Zen.
A ideia é convidar o indivíduo a transformar-se de dentro para fora. Compreender que até uma simples aula de respiração é capaz de acalmar a mente e ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida.
A Virada Zen é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem apoio do Centro Cultural São Paulo, CPTM, Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo, Hotel Grand Mercury Ibirapuera. Conta ainda com a parceria da Revista Vida Simples e da agência AlmapBBDO.
Arte, shows, palestras, práticas e vivências transformadoras
A Virada Zen é uma grande rede colaborativa, em que cada participante oferece seus dons e talentos em benefício da comunidade. O evento é ecumênico, diverso, multidisciplinar e aberto a todos que queiram participar.
Este ano, o evento contará com programação infantil, projeções de filmes e documentários, palestras, exposições, intervenções artísticas, shows, práticas corporais e performances teatrais.
O público poderá escolher entre centenas de atividades gratuitas espalhadas pela cidade, criadas pela organização do festival ou oferecidas de forma colaborativa por adesão.
A programação completa está disponível no site: https://viradazen.com.br/programacao
Instagram: https://www.instagram.com/viradazen/