As atrações turísticas brasileiras recebem cerca de 117,4 milhões de visitantes todo ano. A indústria de parques aquáticos é uma das mais dinâmicas do setor de entretenimento no Brasil, que figura entre os países com maior público nesse segmento. Nos dias 29 e 30 de setembro de 2025, a cidade de São Pedro, a 204 km de São Paulo, será palco do IAAPA Bootcamp: Water Parks, encontro internacional voltado a gestores e profissionais da indústria.
O evento será realizado no Thermas de São Pedro e reunirá importantes profissionais da área. Eles vão trocar conhecimentos e discutir as últimas tendências, oportunidades e desafios da indústria de parques aquáticos.
De acordo com a IAAPA – Associação Global da Indústria de Atrações América Latina e Caribe, o objetivo do evento é oferecer ferramentas que ajudem profissionais a aprimorar operações e impulsionar resultados de forma sustentável. Na ocasião, especialistas em visão estratégica sobre os principais desafios e oportunidades da indústria de atrações vão destacar desde novos modelos de negócios até experiências imersivas e sustentáveis para os visitantes.
Linda Freeman, Global Director of Health & Safety and Security da IAAPA – uma das maiores referências mundiais em segurança e saúde em parques e atrações, vai compartilhar sobre os protocolos globais e tendências de segurança. Mariana Ruiz, Corporate Director of Human Talent do Grupo Xcaret – responsável pela gestão de pessoas em um dos complexos de parques mais renomados do México, compartilha práticas inovadoras em liderança e desenvolvimento de talentos. Já Darlene Reese-Sittig, é especialista em educação e operações em ambientes aquáticos, e Ana Lopes, expert em atendimento ao público.
Durante os dois dias de programação, os participantes terão acesso a painéis, palestras e discussões práticas sobre temas estratégicos. Entre eles, a experiência do visitante, aplicação de novas tecnologias e práticas de sustentabilidade. Além do conteúdo técnico, o bootcamp será também um espaço para networking entre empresários, operadores e desenvolvedores de atrações aquáticas.
“O IAAPA Bootcamp: Parques Aquáticos é uma oportunidade única para líderes e profissionais da região compartilharem experiências, aprenderem práticas inovadoras e fortalecerem conexões. A indústria de atrações está em pleno crescimento. Queremos apoiar nossos membros e parceiros na preparação para um futuro mais sustentável, inovador e competitivo. Ao mesmo tempo em que conhecem mais sobre a indústria de parques aquáticos no Brasil”, afirma Paulina Reyes, Vice-presidente e Diretora Executiva da IAAPA América Latina e Caribe.
Indústria de atrações em crescimento
Todos os anos, mais de 332 milhões de pessoas visitam parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, centros de entretenimento familiar, zoológicos, aquários e outras atrações na América Latina e Caribe, segundo a Associação Global da Indústria de Atrações.
Para 2025, o Estudo de Impacto Econômico da IAAPA prevê crescimento de 11% na indústria de atrações na América Latina,. O setor conta com mais de 4.100 atrações e cerca de 528 mil profissionais.
Só no Brasil, são 117,4 milhões de visitantes anuais. Os impactos diretos e indiretos das atrações do país geraram receitas de cerca de US$6,8 bilhões em 2024. Além de gerarem aproximadamente 142 mil postos de trabalho.
Palestrantes confirmados:
- Linda Freeman, Diretora Global de Saúde, Segurança e Segurança Patrimonial da IAAPA – uma das maiores autoridades mundiais em segurança e saúde em parques e atrações. Ela trará insights essenciais sobre protocolos globais e tendências em segurança.
- Mariana Ruiz, Diretora Corporativa de Talento Humano do Grupo Xcaret – responsável pelo capital humano de um dos complexos de parques mais renomados do México. Ela abordará práticas inovadoras em liderança e desenvolvimento de talentos.
- Darlene Reese-Sittig, Gerente de Educação e Operações da Ellis Aquatic Innovations & Ellis & Associates, e Ana Lopes, Gerente de Atendimento ao Cliente da Ellis & Associates – juntas, conduzirão a sessão Segurança Aquática dos Visitantes – Parte 1. Elas abordandorão as melhores práticas em segurança aquática. Incluindo treinamento de equipes, simulações de resgate e procedimentos de primeiros socorros. Os participantes irão vivenciar um resgate aquático simulado e conhecer novas tecnologias que aprimoram o monitoramento, a resposta rápida e a segurança geral dos visitantes. Os principais aprendizados incluem tipos de treinamento, estratégias de resgate aquático e lições extraídas da experiência do setor.
A programação completa, incluindo outros palestrantes e sessões, será anunciada nas próximas semanas.
As inscrições para o IAAPA Bootcamp já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site oficial: www.iaapa.org/event/iaapa-bootcamp-water-parks.