A capacitação profissional é fundamental para reforçar a competitividade do Brasil como destino turístico. A fim de preparar os profissionais do setor, o Ministério do Turismo, por meio da Escola Nacional de Turismo, do Programa Qualifica Turismo e em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), disponibiliza uma série de materiais didáticos gratuitos voltados ao aprimoramento das habilidades de trabalhadores do ramo.
No segundo texto da série, vamos conhecer os materiais destinados a Camareiras e Hospedagem Domiciliar. São temas importantes diante da alta nas buscas por serviços hoteleiros e hospedagens junto a plataformas privadas.
Camareiras
A cartilha dedicada à profissão aponta a função como figura central na boa experiência do hóspede. O guia detalha o seu papel na fidelização de clientes e na visibilidade da hospedagem. Organiza as atribuições diárias dos funcionários, que incluem a arrumação de quartos, a reposição de itens oferecidos e a inspeção de equipamentos.
Além disso, o material oferece orientações sobre conduta e ética profissional, a correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e segurança no trabalho, preparando o profissional para atuar com excelência.
Hospedagem domiciliar
Com o aumento da hospedagem domiciliar, a cartilha é fundamental para anfitriões, ensinando a “arte de bem receber”. O guia traz um passo a passo da profissionalização do serviço, abordando temas como a vistoria do imóvel antes e após o uso por clientes, a importância da manutenção preventiva e corretiva e técnicas de limpeza e de organização dos ambientes.
A cartilha também dá importantes dicas a respeito de decoração, ambientação e como preparar a residência para uma sessão de fotos profissional, valorizando o anúncio das hospedagens em plataformas digitais.
Os novos materiais reforçam o compromisso do Ministério do Turismo com a qualificação de toda a cadeia produtiva do segmento. Clique aqui para ter acesso gratuito às novas cartilhas e a outros materiais do Programa Qualifica Turismo.