A CAIXA Cultural São Paulo apresenta até 27 de julho a exposição Criaturas Fantásticas – Uma vivência de arte com crianças. Com entrada gratuita, a mostra é um convite afetuoso para que todas as infâncias voltem a sonhar, oferecendo para os pequenos um ambiente repleto de dispositivos interativos, com recursos lúdicos, sensoriais e participativos.
Após passar por Curitiba, Paranaguá e Rio de Janeiro, a mostra interativa, que celebra a autenticidade e a criatividade das crianças, chega pela primeira vez ao público paulista e a programação inclui oficinas, palestra e propostas artísticas, com atividades de terça-feira a domingo, das 8h às 19h.
Numa mistura de brincadeira e arte, a exposição celebra a autenticidade e proporciona um ambiente cuidadosamente planejado para promover a interação com uma cenografia que reúne dispositivos lúdicos e sensoriais e convidam o público a mergulhar na criatividade e no universo das criaturas fantásticas.
O espaço conta ainda com um ateliê de experimentação criativa, com brincadeiras e atividades lúdicas que valorizam o aprendizado e a sensibilidade dos pequenos e das suas famílias. Afinal, brincar é coisa séria!
Para a artista visual Flavia Milbratz, idealizadora da mostra, brincadeira e arte se entrelaçam. “Aqui, o olhar, a escuta e até mesmo o toque são permitidos. Promovemos experiências sensíveis que privilegiam o afeto e o acolhimento, favorecendo o encontro entre o real e o imaginário. O brincar, nesse contexto, destaca-se como a principal linguagem da criança, pois é por meio dele que ela constrói suas compreensões e atribui significados ao mundo e a si mesma”, completa.
Oficinas em família
A exposição Criaturas Fantásticas vai oferecer uma série de oficinas em família. Conduzidas com o público presente, sem necessidade de inscrição prévia, essas atividades criarão conexões entre os pequenos e os temas propostos, explorando diferentes técnicas, em atividades coletivas.
Estão previstas seis oficinas em família e duas visitas guiadas com acessibilidade. São elas:
- 12 de julho – Oficina em Família – Criando Criaturas Fantásticas com Audrey Hojda
- 13 de julho – Oficina em Família – Oficina para bebês com Marcela Chanan
- 16 de julho – Visita guiada – Exclusiva para público com TEA
- 19 de julho – Oficina em Família – Cores do Meu Afeto
- 20 de julho – Oficina em Família: Pintura Mural – Paisagens Internas
- 26 de julho – Visita guiada – Exclusiva para público surdo
- 27 de julho – Oficina em Família – Meu Poder Criativo Infinito
A programação da mostra também inclui o curso Oficinas em família, do curso Cocriando com as infância, ministrado por Flavia Milbratz. Além do curso de formação de atelierista que propõe uma imersão teórico-prática na cultura do ateliê. Os participantes aprenderão a selecionar materiais com intencionalidade, organizar contextos investigativos em linguagens sortidas, documentar processos criativos e compreender o papel do atelierista na educação contemporânea. As turmas acontecem nos dias 16, 17 e 18 de julho, das 10h às 17h.
No dia 5 de julho, a exposição ainda contará com o curso Cocriando as Infâncias, ministrado pela artista visual Flavia Milbratz. Ela propõe uma imersão criativa sobre como construir experiências com e para crianças, reconhecendo-as como parceiras culturais e autoras de sentido.
Voltado a educadores, artistas e profissionais da cultura, o curso convida à escuta, ao brincar e à criação de projetos mais acessíveis, sensíveis e sustentáveis, inspirados na infância como estado de presença e liberdade.
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para as Oficinas em família, curso Cocriando com as Infâncias e curso Formação de Atelierista abrem no dia 27 de junho, pelo link aqui.
Exposição Criaturas fantásticas – Uma vivência de arte com crianças
Local: CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, próximo à estação Sé do Metrô
Data: até 27 de julho de 2025
Visitação: terças-feiras a domingos, das 8h às 19h
Valor: entrada franca
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Informações: (11) 3321-4400 | caixaculturalsp | Site CAIXA Cultural SP
Acesso para pessoas com deficiência