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Cordilheira do Espinhaço é o novo grande destino turístico das Américas

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Minas Gerais apresenta ao Brasil e ao mundo um novo e extraordinário destino turístico: a Cordilheira do Espinhaço. Na terça-feira, dia 24 de junho, no Palácio da Liberdade, o Governo de Minas lançou a campanha nacional de promoção do destino. Ela será conduzida pelas Secretarias de Estado de Cultura e Turismo e de Comunicação, em parceria com os 172 municípios da Cordilheira e as 22 Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

A iniciativa celebra também os 20 anos do reconhecimento da região como Reserva da Biosfera da UNESCO (2005). Os responsáveis pela iniciativa promovem a única cordilheira do país — território onde nasceu o barroco mineiro e que abriga um dos maiores patrimônios naturais e culturais das Américas — como um dos grandes ícones do turismo de experiência e da sustentabilidade internacional.

“A Cordilheira do Espinhaço é um território onde nascem o barroco, a arquitetura, a arte alimentar e um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. Ela é um elo de ligação entre os territórios de Minas, das serras do centro-sul aos sertões do Norte. É também um espaço de criação contemporânea, onde tradição e inovação se encontram”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Cordilheira do Espinhaço é o novo grande destino turístico das Américas
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira

Nova marca

Durante o evento, secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, apresentou a nova marca que promoverá amplamente o destino turístico Cordilheira do Espinhaço. O órgão elaborou a identidade visual para traduzir a diversidade dos territórios que essa região abrange, e a disponibilizarão para uso livre.

“Essa marca foi feita para todos e foi feita para durar. Apesar de o Governo do Estado ter promovido e construído essa marca, os idealizadores a conceberam para não se vincular a um mandato, mas para ter perenidade e atravessar gerações devido à sua importância. Esse é um projeto estrutural para o turismo de Minas Gerais”, reforçou.

Além da marca, ações em feiras de turismo, campanha com foco na comunicação digital e press trips estão entre as ações de promoção do destino Cordilheira do Espinhaço.

“Vejo este como um dos momentos mais importantes do turismo em Minas Gerais. E eu tenho certeza que, com a união dos prefeitos e prefeitas, com essa conexão com o Governo do Estado, de todo o trade turístico e da imprensa, toda essa união é que vai de fato transformar a Cordilheira do Espinhaço em uma das principais rotas turísticas do Brasil”, ressaltou o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto.

Protocolo de intenções

Na ocasião, os municípios Botumirim, Bocaiúva, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina também assinaram um protocolo de intenções para formação de consórcio intermunicipal. O projeto tem como objetivo desenvolver de forma integrada o turismo na Cordilheira do Espinhaço, envolvendo os municípios consorciados.

Única no Brasil

Com 1.200 km de extensão, a Cordilheira do Espinhaço percorre Minas Gerais de Sul a Norte, atravessando 172 municípios e integrando territórios diversos, das serras centrais aos sertões do norte, dos antigos caminhos do ouro aos caminhos de ocupação do sertão mineiro, como Grão Mogol.

Nela nasceram o barroco mineiro e as vilas do ouro e dos diamantes, um dos maiores legados históricos e artísticos das Américas. A Cordilheira também abrange uma das maiores reservas naturais e culturais do Brasil. São centenas de sítios arqueológicos e arte rupestre, três biomas (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), rios formadores de grandes bacias e milhares de cachoeiras.

Além disso, destacam-se cinco Patrimônios Culturais da Humanidade. São eles: Ouro Preto, Diamantina, o Conjunto Arquitetônica da Pampulha e Congonhas (Santuário do Bom Jesus de Matosinhos) e o Queijo Minas Artesanal, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2024.

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