Início Eventos 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo acontece em São Paulo durante...

2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo acontece em São Paulo durante o Salão Nacional do Turismo

11
0
COMPARTILHAR

Gestores e profissionais que trabalham com o desenvolvimento do turismo em todo o país terão um encontro marcado no dia 23 de agosto: o 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, que será realizado durante o Salão Nacional do Turismo, em São Paulo. O seminário funcionará como uma plataforma para a troca de experiências, capacitação e para o lançamento de novas ações estratégicas, entre elas, a nova categorização dos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro.

O encontro é uma iniciativa compartilhada entre o Ministério do Turismo, interlocutores estaduais e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Ele funciona como um canal direto de diálogo para o avanço das políticas do setor.

Pela primeira vez, a convite do MTur, membros da Câmara Temática de Regionalização do Conselho Nacional de Turismo (CNT) e representantes de fóruns e conselhos estaduais e municipais participam do encontro. Essa integração reforça o objetivo do seminário de consolidar a regionalização como uma política pública construída de forma colaborativa e alinhada em todos os níveis.

Destaques da programação

A programação contará com a presença do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e da Secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Cristiane Sampaio. Entre os destaques do evento estão:

  • A apresentação de cases de sucesso de Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs).
  • Painéis com a participação de representantes das cinco macrorregiões do Brasil (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste).
  • O lançamento da nova categorização dos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, uma das ações mais esperadas.
  • Um Espaço de Degustação, onde os participantes poderão conhecer produtos típicos levados pelas IGRs de todo o país.

Salão Nacional do Turismo

O 9º Salão do Turismo é uma realização do Ministério do Turismo. O evento acontecerá entre os dias 21 a 23 de agosto de 2025, em São Paulo. Ele terá como tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”. O evento reunirá representantes das 27 unidades da federação, apresentando a riqueza do Brasil por meio de espaços de gastronomia, manifestações culturais, artesanato e experiências imersivas.

Simultaneamente, será realizado o Feirão do Turismo, uma grande oportunidade para o público comprar pacotes e serviços turísticos com ofertas e descontos especiais, impulsionando as viagens pelo país. Após o evento presencial, o feirão continuará de forma on-line até o dia 27 de agosto.

Leia também Minas Gerais lidera tendências nacionais e transforma cultura em motor do turismo
Visited 3 times, 3 visit(s) today