Início Alimentos e Bebidas Verão alavanca venda de bebidas

Verão alavanca venda de bebidas

4902
0
COMPARTILHAR

O crescimento do mercado de bebidas nessa época do ano se destaca principalmente por causa de produtos como água de coco, refrigerante, chá gelado e cerveja.

A venda de água de coco teve grande aumento nos últimos anos

O verão aumenta a venda de bebidas refrescantes e o movimento nos supermercados. Nos dias quentes, o consumidor procura opções que podem ser ingeridas geladas.

O refrigerante é um dos produtos mais procurados nessa época. Segundo levantamento da Euromonitor International, foram consumidos mais de 21,5 milhões de litros em 2017, apenas no Brasil. A projeção para 2023 é que esse número aumente para 23,3 milhões de litros.

Aumentaram as vendas de bebidas mais saudáveis

A preocupação com a saúde também está presente na escolha do consumidor na hora de se refrescar no verão. Com apelo saudável, o consumo de água de coco aponta um crescimento de 20% para este ano, segundo dados da Kantar Worldpanel.

Em seguida, se destacam os chás líquidos, com 18%, poupa de sucos naturais, com 12%, e cerveja, com 10%. O aumento do consumo de bebidas consideradas mais saudáveis é bastante relevante.

O consumo de chás cresceu cerca de 18%

Para a Profª Renata Nieto, Conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), atualmente, a busca por opções mais saudáveis está muito presente no varejo e no perfil de consumo das pessoas.

“A preocupação com saúde faz o consumidor procurar alimentos e bebidas mais benéficos ao corpo. Por isso, água de coco, sucos e chás, por exemplo, têm ganhado mais visibilidade no mercado”, explica Renata

A executiva do IBEVAR ainda avalia a comunicação nas lojas e como isso pode contribuir para um resultado positivo nas vendas.

“Alguns produtos chamam mais atenção pela embalagem, estilo ou sabor diferenciado. Muitos supermercadistas adotam estratégias específicas com esses produtos. Eles fazem promoções, destaques em prateleiras ou degustação, para alavancar as vendas em determinadas épocas”, finaliza Renata.