Início Destaque Tiradentes tem várias opções de trilhas e caminhadas

Tiradentes tem várias opções de trilhas e caminhadas

1833
0
COMPARTILHAR

Bem estruturada e conectada com a natureza, a cidade mineira de Tiradentes supera expectativas e garante experiências de aventura para amadores e profissionais de todas as idades.

Sobre municípios mineiros com atrações históricas muitos já ouviram falar. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que uma delas, a bem preservada Tiradentes, além de um banho de cultura, gastronomia e hotelaria, é a que oferece maior conveniência quando o assunto são as atividades ecoturísticas.

No percurso das trilhas e caminhadas paisagens belíssimas

Característica, aliás, que já tem tradição: a cidade proporciona experiências completas para amantes da modalidade há mais de 20 anos. Tanto que este é um assunto levado a sério pelos empresários locais, que direcionam seus serviços para esse público.

E fazer diferente seria um desperdício. Afinal, Tiradentes tem uma topografia privilegiada para o ecoturismo. Fica aos pés da Serra de São José, que forma um grande cinturão em volta de todo o vilarejo. Por esta moldura verde estar muito próxima à cidade, a prática de atividades ao ar livre é descomplicada e não exige que se percorram grandes distâncias.

São muitas opções de percursos para atletas iniciantes ou experientes 

“Há atrações para todas as idades e condicionamentos físicos, como caminhadas de pequena e média duração. Também é possível fazer trekkings mais avançados, cavalgadas, rapel e passeios de bike, quadriciclo ou UTV-off-road”, conta Dalton Cipriani, integrante do coletivo de empresários Tiradentes Mais.

Um dos grupos que fizeram as trihas

Com todos esses predicados, a cidade tornou-se palco para eventos esportivos importantes. Tiradentes recebe competições off-road, além de acolher, também, o internacional de triatlo XTERRA, que passa pela Estrada Real. A via contempla parte dos caminhos feitos com ouro, diamante e outras riquezas. Hoje, atrai turistas e atletas de bike, caminhantes, cavaleiros e outros aventureiros.

Para trilhas suaves a pé, destaque para o Pocinho do Paulo André, que é indicado até para famílias com bebês. Outra opção é a trilha da Fazenda do Menino Maluquinho, que também pode ser percorrida a cavalo por iniciantes. Essa também é ideal para famílias. Se o visitante já estiver mais acostumado a cavalgar, outras opções são a Estrada do Bichinho e a própria Serra de São José.

A calçada dos escravos foi construída no século XVIII

A serra, aliás, pode ser acessada pela Trilha do Carteiro, onde está a Calçada dos Escravos, uma obra incrível feita no século XVIII. Ela é composta por rochas de quartzito colocadas uma a uma por mãos escravas.

O trecho ainda coberto de pedras em meio à mata foi construído pelos escravos no século XVIII para escoar o ouro da região e facilitar o transporte de alimentos

Durante a subida podem ser contemplados campos rupestres, matas, lindos mirantes e algumas piscinas naturais. Uma dica é assistir o por do sol de uma altitude que pode chegar a mais de mil metros.

Além da Serra de São José, também é possível aproveitar a Estrada da Caixa D´Água. Ela é recomendada para caminhadas curtas ou corridas. Para quem tem um perfil mais atleta, a dica é o trekking de travessia de Tiradentes a Prados. Com um percurso de quase 18 km, ela passa por pontos históricos e lindas paisagens de Mata Atlântica.

“Por mostrar as belezas naturais do entorno da cidade, as atividades ao ar livre motivam os participantes a preservar a natureza”, afirma o proprietário da agência de turismo Estrada Real, Mauro Carvalho.

Leia mais sobre a cidade: Tiradentes vem se tornando o destino preferido das noivas

Além das paisagens naturais, Tiradentes tem construções preservadas que são outro atrativo

Há passeios que incluem visitas a cachoeiras quase inexploradas

Segundo ele, além das atividades esportivas e cavalgadas, um dos atrativos ao ar livre mais buscados pelos turistas é o passeio de trem Maria Fumaça, com city tour pela parte histórica de São João del Rey. A cidade vizinha, assim como Tiradentes, também oferece uma verdadeira viagem ao passado.

Caso a ideia seja vivenciar uma aventura com mais emoção, recomendam-se as práticas de rapel na Cachoeira do Mangue ou na Cachoeira do Bom Despacho. Ou, então, seguir em direção à Região do Elvas, destino praticamente inexplorado.

Acessada apenas por veículos 4×4, ela é embelezada por cachoeiras esverdeadas e cristalinas. Nas agências de Tiradentes, o que não faltam são opções para a realização desses e muitos outros passeios.