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O sucesso das campanhas de marketing para o turismo nacional

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Bate-papo promovido pela Mice + T Brasil reuniu recentemente dois grandes nomes do trade. Patrícia Servilha e Eduardo Sanovicz lembraram estratégias, planos e campanhas de marketing bem-sucedidos para incentivar destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional e interno.

A participação das esferas governamentais, setores do turismo, gestores, realização de pesquisas e análises, entre outras ações envolvendo projetos para alavancar o turismo brasileiro, foram fundamentais para os resultados obtidos através de propostas de marketing turístico. Algumas ainda hoje são referências no mercado nacional.

Tais conquistas foram pauta da conversa. Patrícia Servilha é historiadora, especialista em turismo cultural, marketing de eventos. Eduardo Sanovicz é presidente da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas. A troca de ideias aconteceu durante a live O Encontro do Ano, organizada pela Mice + T Brasil.

O sucesso das campanhas de marketing para o turismo nacional

Entre tantas histórias e lembranças, eles destacaram o Plano Aquarela e a Marca Brasil, campanhas lançadas em 2005. Nessa época, Patrícia era diretora no Brasil da Chias Marketing, empresa internacional de consultoria que já havia desenvolvido uma série de trabalhos, entre eles o Plano de Marketing Turístico da Espanha e a Marca Espanha, que permanece a mesma. Esse é até hoje considerado um caso de sucesso no Turismo mundial.

“A Embratur também decidiu trabalhar o produto brasileiro para o mercado internacional de uma forma profissional. A partir disso, chamou empresas de marketing para apresentarem propostas e metodologias de trabalho. A desenvolvida por Josef Chias foi selecionada. Sol e praia, ecoturismo, cultura, esportes e outras potencialidades representaram a rica diversidade do País. Em poucos anos a marca Brasil tinha atingido o seu objetivo e conquistado o mundo”, conta entusiasmada a diretora da Marketing Places, vice-presidente de turismo inteligente do Instituto Smart City Business America e conselheira internacional e vice-presidente da Skål International Travel Professionals Organization São Paulo.

Outro ponto foi ressaltado por Sanovicz sobre o Plano Aquarela – primeiro programa de divulgação do Brasil turístico no exterior na história do trade nacional. Ele destacou o logo da campanha. Foram utilizadas figuras geométricas nas cores verde, amarelo, azul e vermelho, onde foram inseridas as palavras Brasil e Sensacional. Segundo ele, uma criação que sugere valores como modernidade, sinuosidade, alegria e luminosidade.

O sucesso das campanhas de marketing para o turismo nacional

“A ideia de não usar as cores da bandeira foi renovadora. Tanto que países como Peru, México, Chile e República Dominicana, entre outros, criaram novos símbolos após o lançamento da nossa marca”, acrescenta Sanovicz, profissional já atuou como consultor-sênior em diversos programas e ações nas áreas de marketing e turismo.

Além desse plano, outras operações foram comentadas como o Plano Maravilha e o Rio Incomparável. Ações muito importantes para a revitalização do Rio de Janeiro que envolveram os governos federal, estadual e municipal, a sociedade civil e o setor do Turismo.

“Esta foi mais uma prova de como podemos viabilizar projetos e atingir resultados quando todos estão mobilizados”, ressaltaram Sanovicz e Patrícia. Eles acrescentam ainda que os Estados de São Paulo (São Paulo Acontecendo Agora), Pará (A obra-prima da Amazônia) e Maranhão (Te vejo São Luiz) figuram também como exemplo de campanhas de êxito.

Para assistir a live acesse o link­:

https://www.youtube.com/watch?v=3BX6UAO-zkg.

Em breve, Patrícia Servilha e Eduardo Sanovicz estarão em um novo encontro promovido pela Mice + T Brasil. Dessa vez, o tema será “O futuro do Turismo”.

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