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Mercado de viagens corporativas cresce 11,14% no 1º trimestre

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O resultado geral apontado pela tradicional pesquisa de vendas Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – confirma e até supera expectativas otimistas manifestadas pelos dirigentes no final do ano passado. O avanço geral de 11,14%, em volume de vendas, corresponde à oscilação de R$ 2.290.412.817 para R$ 2.545.679.368.

Pesquisa processada pelo Boletim Interno da entidade contempla o total das transações realizadas pelas empresas associadas, na comparação de igual período em 2018 e 2019.

Em números absolutos, o resultado positivo foi puxado pelo melhor desempenho do aéreo e da hotelaria nacionais. Juntos, representaram mais de 60% do valor monetário apurado: R$ 1.458.542.563 do total vendido de R$ 2.545.679.368.

Em termos percentuais, o segmento aéreo nacional cresceu 11,30%. E a hotelaria nacional avançou 35,74%, na comparação dos primeiros trimestres de 2018 e 2019.

Por outro lado, o aéreo internacional, a despeito de representar o 2º maior valor agregado dos segmentos analisados, apresentou queda de 4,10% – recuou de R$ 689.770.178 para R$ 661.221.018.

Os maiores declínios percentuais ocorreram com o segmento Cruzeiros Internacionais (-74,72%) e Pacotes de Viagem Internacional (-48,80%).

Em valores nominais, recuaram de R$ 215.977 e R$ 4.463.260 para R$ 54.602 e R$ 2.285.269, respectivamente.

Aumento de viagens corporativas acompanhou tendência do mercado

O maior salto percentual deu-se com o segmento Seguro Viagem Nacional: 131,12%. Ou seja, um salto de R$ 4.801.628 para R$ 11.097.395.

No mesmo recorte, a Locação Nacional cresceu 39,20% (de R$ 27.687.577 para R$ 38.544.129). E a Hotelaria Internacional evoluiu 31,32% (de R$ 119.873.827 para R$ 157.422.019).

Quanto ao market share do comparativo geral das vendas do 1º trimestre de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 39,7% do total.

Seguiram Aéreo Internacional (26,1%); Hotelaria Nacional (17,8%); Hotelaria Internacional (6.2%); e Locação Nacional (1,5%). Somados, alcançam 91,3% do total. Os 8,7% restantes estão pulverizados em 11 segmentos.

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