Início Alimentos e Bebidas Eventos cervejeiros impulsionam turismo no interior paulista

Eventos cervejeiros impulsionam turismo no interior paulista

846
0
COMPARTILHAR

Na região de Jundiaí, a cervejaria Dádiva promove todos os sábados em sua fábrica o projeto Dádiva 2Go. São eventos cervejeiros com entrada gratuita e temas que variam a cada semana. Entre eles, feiras de adoções de animais, shows com bandas, bazares com produtos artesanais locais, entre outros.

Em todas as edições, os visitantes têm acesso a chopes fresquíssimos, produzidos artesanalmente na fábrica e vendidos a preços acessíveis (R$ 10, o copo de 300 ml). Os encontros cervejeiros têm também proporcionado uma importante interação cultural e atraindo cada vez mais turistas para a cidade.

“O nosso intuito com esse projeto é aproximar o consumidor do produto de uma forma mais ampla. É mostrar para ele o que é a cerveja artesanal e como ela é feita. Mas é, também, mostrar que a cerveja é parte de um todo, que gastronomia e cultura andam juntos. Queremos assumir a responsabilidade que temos socialmente enquanto produtores em um nicho cada vez mais importante no Brasil”, afirma Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria.

Com o boom da cerveja artesanal no país nos últimos anos, o “turismo cervejeiro” é algo que cresce por todo o país e estimula a economia das cidades onde há a presença de fábricas. E onde, geralmente, são realizados os festivais cervejeiros.

“Isso é bom para diversas frentes. Estimula a economia local como um todo, fazendo com que todos os produtores locais ganhem de alguma forma. Mesmo que não participem diretamente do evento. Além de ajudar a promover o crescimento e desenvolvimento cada vez maior do mercado de cervejas artesanais no país e também, claro, traz para a população da região novas opções culturais e gastronômicas próximas e baratas”, pontua Luíza.

Dádiva já uma marca conhecida entre os cervejeiros

Inaugurada em 2014, a micro-cervejaria localizada no interior de São Paulo, entre as Serras do Cristal e do Japi, nasceu com o intuito de diversificar o mercado das bebidas artesanais.

A produtora nacional é conhecida – e reconhecida – pela sofisticação, sutileza e cuidado com os detalhes. Seja na seleção dos ingredientes, elaboração das receitas, processo de produção, escolha dos parceiros ou no modo como se posiciona, se engaja e se comunica com o mundo.

Leia também Um lugar que vende 50 mil litros de cerveja artesanal por mês