Início Cultural Especialista dá dicas sobre a Bienal de Veneza 2019

Especialista dá dicas sobre a Bienal de Veneza 2019

976
0
COMPARTILHAR

Ana Grassi, Travel Designer, especialista em Itália, mostra como explorar as várias exposições da Bienal de Veneza, o principal evento do calendário internacional de arte do mundo.

A 58ª edição da Bienal de Veneza acontece de 11 de maio a 24 de novembro. O evento deve atrair cerca de 500 mil visitantes para a mostra central, com 79 artistas de 38 países. Com a curadoria de Ralph Rugoff, diretor da Hayward Gallery, em Londres, essa edição foi intitulada de May You Live In Interesting Times.

“Metade da lista dos artistas é formada por mulheres. Isso é um fato inédito nesse evento, que foi iniciado em 1895. E isso é motivo de orgulho para nós”, comenta Ana Grassi.

A primeira dica é planejar tudo com antecedência, principalmente a hospedagem. A maioria das obras estão expostas em dois pontos, no Arsenal e no Giardini, mais à leste de Veneza. Essa região da cidade tende a ficar cheia e com poucas vagas em hotéis durante a bienal.

Para piorar, mais a leste da cidade se encontram as atrações icônicas de Veneza. Entre elas a Piazza e a Basílica de San Marco. Por isso, indo para leste ou oeste, a tendência é encontrar pontos lotados na cidade.

As obras ocupam as galerias e as ruas da cidade durante a Bienal

A escolha do hotel é fundamental para a especialista Ana Grassi

Por conta disso tudo, as escolhas são: pegar um hotel mais afastado e lidar com um pouco a mais de caminhada na hora de ir para as exposições da bienal, ou tentar algum hotel mais perto, mas provavelmente mais cheio.

Caso queira pegar hotéis mais próximos à agitação, o Londra Palace ou o Pensione Wildner podem ser uma boa opção. Quanto aos hotéis mais resguardados, recomendo alguns como o Carnival Palace ou o Venice Times.

Quando você chegar perto dos polos da exposição, vai perceber que existem bem menos comércio do que nos pontos mais tradicionais da cidade.

Com isso, pode ser mais difícil achar um bom caffè, por exemplo. Um dos bons lugares para visitar é o Caffè La Serra. Fica no caminho entre o Arsenal e o Giardini e oferece um ótimo ponto para descansar!

Leia também Veneza e seus encantos